Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Segunda - 23 de Janeiro de 2017 às 08:39
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: José Medeiros/Gcom-MT

A quarta edição da Caravana da Transformação inicia os atendimentos no município de Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá) nesta terça-feira (24.01). O evento é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de viabilizar atendimentos de saúde e cidadania à população. Na oportunidade, os pacientes previamente agendados pelas Secretarias Municipais de Saúde dos 19 municípios beneficiados passarão por consultas e exames oftalmológicos.

Os atendimentos começam a partir das 5h. Logo na entrada, os pacientes são acolhidos pelos voluntários, que as direcionarão para o credenciamento do evento. Caso algum paciente não esteja com o Cartão SUS atualizado, será encaminhado para um espaço de atendimento, onde são feitas as atualizações no documento.

No passo seguinte, os pacientes aguardam os procedimentos oftalmológicos em um espaço com mil cadeiras, mesmo número previsto de atendimentos diários. Cada paciente passará por até cinco procedimentos de apoio diagnóstico, sendo assim possível saber quem precisará de cirurgia. O público-alvo são pessoas com mais de 55 anos, já que são as mais afetadas por doenças como a catarata.

Durante os 11 dias de evento, serão realizadas aproximadamente três mil cirurgias de catarata, pterígio e yag laser, que começam na quinta-feira (26.01) e seguem até o último dia de programação, 3 de fevereiro.

As cirurgias são rápidas, duram em média seis minutos. Cada paciente recebe os óculos pós-operatórios e um colírio, que deve ser utilizado conforme recomendação médica. Mas os cuidados não acabam por aí. A estrutura da Caravana assegura três atendimentos pós-operatórios: um de 24 horas, outro de sete dias e o último, de 30 dias.

“O pós-operatório é a garantia do sucesso cirúrgico. São esses atendimentos que nos dão certeza de que a cirurgia foi bem sucedida e que o paciente está curado”, explica o secretário do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira.

Para cirurgias que envolvem os dois olhos, o procedimento é quase o mesmo. O primeiro olho é feito em um dia; após 24 horas o paciente faz o primeiro pós-operatório; 48 horas depois é hora de fazer o segundo olho; e o pós-operatório do segundo olho será realizado 72 horas após. Para os atendimentos pós-operatórios seguintes serão contados sete dias após a realização do segundo olho, e 30 dias.

Recomendações

Alguns cuidados devem ser tomados durante os 30 dias de observação. A recomendação médica é que seja evitado qualquer tipo de atividade física e esforço. Também não é recomendado que os pacientes conduzam motocicletas ou bicicletas. E, por fim, evitar passar as mãos nos olhos.

Cidadania

Os atendimentos em cidadania serão oferecidos na sexta-feira e no sábado (27 e 28.01). Na ocasião, a população tem a oportunidade de participar de oficinas, capacitações, buscar vagas de emprego na região, participar de campanhas educativas, receber orientação jurídica e emitir documentos, entre eles: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Carteira de Pescador, Cartão SUS e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27143/visualizar/