Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 23 de Janeiro de 2017 às 15:02
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto:Jana Pessôa/Setas-MT

A primeira edição da Caravana da Transformação de 2017 contará com serviços especiais de cidadania fornecidos pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), para atendimento ao público em situação de vulnerabilidade de Jaciara (144 km de Cuiabá) e 19 municípios do entorno, entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro.

O titular da pasta, Max Russi, articulou junto ao corpo técnico da Setas uma cartela de serviços especiais para serem ofertados gratuitamente aos cidadãos daquele município, além dos tradicionais ofertados por meio do programa “Ações Integradas de Cidadania”. Entre as novidades para esta edição está o fornecimento do exame de reconhecimento de paternidade.

O gestor comenta que o serviço foi viabilizado numa parceria firmada entre a Setas e a Corregedoria Geral de Justiça e será aplicada por meio do projeto “Pai Presente”. Este serviço, em específico, será ofertado nos dias 27 e 28, para dar oportunidade de reconhecimento de paternidade.

“A Caravana da Transformação é um momento em que o Governo do Estado se dirige até o cidadão, para dar a oportunidade maior de acesso a serviços essenciais de exercício da cidadania. E o reconhecimento de paternidade é uma inovação que estamos levando e que temos certeza que irá fazer a diferença para muitas pessoas”, apontou Russi.

Além do exame de paternidade, a Setas irá fornecer ainda muitos outros serviços gratuitos à população local. Entre eles, a emissão da segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito. Para que os documentos sejam confeccionados, a pasta garante ainda o registro da foto 3x4, além da plastificação dos documentos.

“Esses serviços são constantes na nossa cartela de atendimentos e visam garantir que o cidadão lá do interior, ou mesmo de Cuiabá, tenha acesso a esses documentos básicos para garantir seus direitos, como os benefícios de transferência de renda”, afirmou o superintendente de Cidadania, Juliano Rabelo.

Além destes, a Setas levará outros 26 novos serviços que irão garantir capacitação profissional, orientação jurídica, esclarecimento sobre endemias, cultura e lazer. Entre eles, fotocópia de documentos, emissão de carteira de pescador amador para idosos e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Em parceria

Além dos atendimentos essenciais concretizados por meio da Setas, outros serão levados, graças a parceria firmada com outros órgãos. Entre eles, o Registro de Nascimento (RG), a emissão da declaração de hipossuficiência (atestado de pobreza), serviço de referência e contra referência (Cartão SUS, CadÚnico, Bolsa Família, Cartão do Idoso), biblioteca itinerante e muito mais.

Capacitação profissional também será levada até os moradores da região, como: cursos para corte de cabelo, design de sobrancelha, depilação egípcia, penteado, bambu terapia, oficina de bonecas, confecção de tiara de cabelo, oficina de papel reciclável, oficina de tricô e crochê e muito mais.

Acesse o site www.caravana.mt.gov.br e saiba mais sobre esse programa.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27157/visualizar/