Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 08 de Fevereiro de 2017 às 13:29
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG

Equipes do Agrupamento de Ronda Escolar retomou suas atividades no retorno do ano letivo de 2017, na segunda-feira (06), pela Guarda Municipal de Várzea Grande. O trabalho tem finalidade de dar segurança aos estudantes nas unidades de ensino, bem como orientar sobre os cuidados no trânsito e alertas na preservação à vida. A ideia é ouvir alunos, professores, servidores não docentes e os próprios pais sobre os principais problemas de segurança que afetam não só a unidade escolar, bem como a comunidade em geral.

Segundo o coordenador do projeto, GM Juliano Lemos, o ponto principal do programa permanente consiste em promover mais segurança às instituições educacionais e aos estudantes, coibindo atos de vandalismo e crimes como roubos e furtos, comercialização de drogas e abuso de menores. "A nossa maior preocupação é sobre o uso e comércio de entorpecentes nestas escolas, o que o projeto irá impedir", destaca o coordenador.

O programa visa inicialmente atender escolas municipais, entretanto, a meta da corporação é estender o serviço para outras instituições privadas. “Temos como foco principal a ronda escolar e o policiamento comunitário para estreitarmos os laços de aproximação da Guarda Municipal Cidadã com a comunidade. Com esse projeto, tanto as pessoas que atuam nas escolas quanto as que moram nas redondezas dessas instituições podem contactar a Guarda Cidadã para fazer denúncias”, afirmou o coordenador.

O projeto tem área de atuação nas cinco regiões do município, o que vai atender 48 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) urbanas e 12 de Campo, além de 19 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

De acordo com Juliano Lemos, os agentes do agrupamento atenderão todas as escolas no policiamento ostensivo e preventivo. A ronda é feita por motos e viaturas da própria Instituição. “O projeto leva segurança e ajuda estabelecer uma relação mais amistosa entre os estudantes, professores e os agentes em especial, e ainda interfere na disciplina. Os guardas municipais conscientizam as crianças e adolescentes acerca dos direitos, deveres e obrigações e acima de tudo a ordem no ambiente escolar. Além de coibir e prevenir para que os alunos não sejam envolvidos com a criminalidade da região”, frisa Juliano.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27563/visualizar/