Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 17 de Fevereiro de 2017 às 13:58
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Divulgação

O deputado Saturnino Masson (PSDB)apresentou projeto de lei que isenta de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) os equipamentos de adaptação, acessibilidade e locomoção para pessoas com deficiência física, mental ou visual em Mato Grosso.

De acordo com a propositura, algumas pessoas são privadas do uso desses equipamentos, seja por falta de condições financeiras, ou outros motivos e, por isso, precisam dessa isenção.

"A maioria das pessoas com deficiências físicas, mentais e visuais necessitam de tratamentos especializados que custam caro. A família do deficiente, bem como outras pessoas dispostas a fazer caridade, muitas vezes ajudam, mas, infelizmente, essa ajuda nem sempre é suficiente para dar uma vida digna ao deficiente", destacou Saturnino Masson.

Equipamentos como cadeiras de roda, próteses, aparelhos ortopédicos e outros possuem um alto valor, como também uma carga tributária que impossibilita sua aquisição por pessoas com deficiências e de baixa renda, que é o caso da grande maioria.

Os portadores de qualquer tipo de deficiência acabam sofrendo discriminação, o que muitas vezes os impossibilitam de terem emprego, agravando ainda mais sua condição financeira.

"Queremos, com essa proposição, criar instrumentos para garantir o direito constitucional de ir e vir, bem como o da dignidade da pessoa humana", disse o parlamentar.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27824/visualizar/