Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 14 de Março de 2016 às 09:41
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Aos 40 anos, Fátima Maria da Silva é uma das recuperandas da penitenciária Ana Maria Couto May que irão participar do novo modelo de inclusão produtiva e social do espetáculo Auto da Paixão de Cristo, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Núcleo de Ações Voluntárias (NAV).

Fátima afirma que nunca poderia imaginar que o espetáculo que há tempo atrás ela assistiu como espectadora, ainda em liberdade, contaria hoje com seu auxílio para a realização. Junto com outras dez mulheres, ela participa do grupo que irá atuar ou costurar todas as peças de figurino que serão utilizadas para a peça. Essa é mais uma das formas de atender a determinação do governador Pedro Taques de “não deixar nenhum cidadão para trás”.

Reconhecendo a oportunidade de “se redimir e contribuir”, como explica, ela agradece ao Governo por desenvolver o modelo de inclusão produtiva. Isso porque, o ato viabiliza a tentativa de quebra de barreiras sobre a visão que a sociedade tem de pessoas que cometeram erros e hoje estão atrás das grades. 

O sentimento é endossado por Tainara Cardoso, de apenas 21 anos e que está há dois anos presa. Diferentemente de Fátima, a jovem irá trabalhar como atriz e define a oportunidade como única. Isso porque, pondera, a participação dela e das colegas no evento, além de permitir que a sociedade as enxerguem com outros olhos, irá mudar suas vidas. “Quero que as pessoas vejam que erramos, mas que aprendemos. Esse modelo está mudando nossas vidas, porque mostra que o Governo nos enxerga, está nos vendo de outra forma”, avalia.

Esta é uma nova forma de lidar com pessoas em situação de vulnerabilidade. É o que afirma o titular da Setas, Valdiney de Arruda, que destaca que o Auto da Paixão, a partir desse ano, busca levar esse público específico a construir uma nova história, por meio do trabalho, dando oportunidades de melhoria de vida. “A inclusão produtiva dá novas visões às pessoas. Dessa forma conseguiremos transformar realidades”, disse.

A primeira-dama de Mato Grosso e coordenadora do NAV, Samira Martins, ressalta a oportunidade que as recuperandas estão tendo de, além de tudo, conhecer novas atividades que poderão ser exercidas quando elas cumprirem suas penas. “É gratificante saber que elas estão animadas em contribuir com esse evento e que ainda poderão aprender funções que poderão auxiliá-las até financeiramente quando saírem de lá”, reiterou.

Além da oportunidade, há também a transformação de comportamentos na penitenciária. Giseli da Silva Araújo, diretora da unidade prisional Ana Maria Couto May, é quem observa que agora as envolvidas estão mais serenas por se envolverem em uma atividade que lhes propicia prazer e demonstram até mesmo o sentimento de medo de decepcionar todos que viabilizaram essa nova oportunidade.

“A gente vê que elas estão com medo de decepcionar, sempre nos perguntam se o que estão fazendo está ficando bom. Realmente a gente consegue ver que há um comprometimento grande por parte delas, porque esse novo modelo, além de possibilitar que o cidadão tenha outro olhar sobre essas pessoas, possibilita também uma nova visão de futuro”, frisou.

Além dos recuperandos do Centro de Ressocialização e do Presídio Feminino Ana Maria do Couto, indígenas, haitianos, catadores de materiais recicláveis e adolescentes abrigados em lares participam do Auto da Paixão de Cristo em diversas funções. O evento será realizado de 22 a 27 de março, no Memorial Papa João Paulo II, em Cuiabá. A entrada será gratuita.

São parceiros do evento as secretarias de Trabalho e Assistência Social; Desenvolvimento Econômico; Cultura; Educação, Esporte e Lazer; Justiça e Direitos Humanos; e Meio Ambiente, além do Grupo Cena Onze, Senac, Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores, Arquidiocese de Cuiabá, Conselho de Ministros Evangélicos de Mato Grosso, TV Centro América, Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, Juizado da Infância e da Adolescência de Cuiabá, Federação da Indústria de Mato Grosso e Colégio Master. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2802/visualizar/