Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Terça - 28 de Fevereiro de 2017 às 09:55
Por: Redação TA c/ R7 Diário de Biologia

    Imprimir


Foto: Divulgação Diário de Biologia

chamada de anosmia, a perda do olfato pode ser um problema independente ou o resultado de alguma complicação de saúde.

Além disso, ela também pode durar um curto período – durante um resfriado – ou ser permanente. A irritação ou a destruição das membranas mucosas que formam o interior do nariz resulta na perda do olfato. Há duas razões para que isso ocorra: sinusite aguda, resfriado comum, rinite alérgica, gripe e rinite não alérgica. Já as causas menos comuns são: deformidades ósseas dentro do nariz, pólipos nasais e tumores.

Outras razões para o problema podem danos cerebrais ou nervosos, já que que no sistema olfativo há receptores no revestimento da mucosa nasal que mandam informações através dos nervos até o cérebro. A via olfativa é perdida quando é danificada ou destruída. As causas são: doença de Alzheimer, aneurisma cerebral, cirurgia cerebral, tumor cerebral, exposições químicas a determinados inseticidas ou solventes, diabetes, desnutrição, doença de Parkinson, lesão na cabeça, fumo, entre outras causas.

Já a perda olfativa que ocorre devido a resfriados, alergias ou sinusites e desaparece rapidamente. Quando isso não acontece, é necessário procurar um especialista o mais rápido possível. O diagnóstico é realizado através de perguntas específicas, raio-X do crânio, endoscopia nasal, ressonância magnética ou tomografia computadorizada no cérebro, exame

A causa que vai mostrar qual o tratamento ideal. Caso seja resfriado, gripe, alergia ou sinusite, o especialista recomendará descongestionantes, anti-histamínicos, sprays nasais esteroides, antibióticos, conselho para reduzir a exposição a substâncias que causam alergia e parar de fumar. Mas, se o problema for resultado de uma obstrução da passagem nasal, será necessária uma cirurgia para retirar o que estiver atrapalhando o “caminho”.

No caso da perda do paladar, que também é conhecida como disgeusia, o paciente sofre com a distorção do paladar. Isso significa que ele fica alterado, podendo provocar um gosto metalizado. Após os 60 anos, o paladar tende a diminuir, a primeira alteração ocorre na sensibilidade do salgado e do doce.

Além da idade, outros fatores podem interferir: infecções nas glândulas salivares, resfriado, paralisia facial, infecção nasal, sinusite, faringite, fumo, deficiência de vitamina B12 ou zinco, uso de alguns medicamentos, como antitireoidianos, captopril, griseofulvina, lítio, penicilina, procarbazina erifampin. Neste caso, o diagnóstico é realizado através de perguntas e exames, como tomografia, que mostra as alterações nos seios da face ou partes do cérebro. O tratamento depende da causa específica, por isso é importante procurar um especialista o mais rápido possível.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28069/visualizar/