Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sexta - 10 de Março de 2017 às 13:17
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Rodolfo Perdigão/Vice-governadoria

Na comitiva do Governo do Estado que percorre os municípios contemplados com a Caravana da Transformação, o vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, participou de diversas encontros, nesta quinta-feira (09.03). Entre os compromissos, esteve a visita ao Porto de Cáceres, a inauguração do Centro de Pesquisas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) no município, e prestigiou lançamentos de obras de pavimentação, entre outros.

"Estamos trazendo à região sudoeste obras sonhadas há 30 anos e que agora estão se tornando realidade. Isso, com certeza, trará grandes melhorias à população dessa região", disse Fávaro, que também agradeceu a calorosa recepção da população.

Em visita ao Porto de Cáceres, o vice-governador pontuou que a licitação para contratar a empresa que fará a obra da instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da cidade está em andamento. "Tivemos seis empresas que foram desclassificadas por falta de capacidade para executar a obra. Nós estamos com recursos já na conta para dar início, mas não adianta só ter a estrutura física da ZPE e não ter indústrias para ocupar".

Nesse sentido, em busca de investimentos, o governador Pedro Taques já dialoga com indústrias, principalmente do setor de tecelagem, para que se instalem na ZPE de Cáceres. Paralelo a isso, o Governo do Estado trabalha a retomada da navegação pelo Rio Paraguai, garantindo a viabilidade dessas indústrias.

Na sequência, acompanhando o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingo Sávio, Fávaro e o governador Pedro Taques vistoriaram as obras de construção da Escola Técnica Estadual de Cáceres, que já está em 50%, e que devem ser inauguradas em dezembro de 2017.

Ainda pela manhã, juntamente com a comitiva formada pelos deputados estaduais Leonardo Oliveira e Wancley Carvalho, secretários de Estado, além do presidente da Empaer, Layr Mota, Fávaro e o governador visitaram o Centro Regional de Pesquisa da Empaer no município. Atualmente, a Empresa tem 122 escritórios por todo o estado, que atenderam mais de 40 mil agricultores nos anos de 2015 e 2016.

Segundo o vice-governador, Mato Grosso é conhecido como um grande estado produtor agrícola, mas não se pode esquecer que 104 mil famílias vivem da agricultura familiar e precisam do apoio do Governo do Estado. Três grandes decisões visam equalizar essa situação. São elas: criação da Secretaria de Agricultura Familiar de forma independente, reestruturação da Empaer, mesmo em momentos difíceis enfrentados pelo Governo, além da destinação de R$ 32 milhões do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) Óleo Diesel para a agricultura familiar.

"Resgatar cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade é uma meta desse Governo. E essas importantes decisões tomadas é a certeza que a agricultura familiar vai sair da estagnação e vai gerar renda e oportunidade para o estado de Mato Grosso".

No período da tarde, no segundo dia de expedição pela região Oeste, o governador e o vice-governador vistoriaram as obras de pavimentação da MT-343, acompanhados do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte. O município de Cáceres recebeu também a obra de duplicação da Avenida Tancredo Neves.

No fim da tarde, Fávaro e Duarte também fizeram uma inspeção ao Aeroporto Municipal de Cáceres que, por meio de uma parceria com a prefeitura do município, receberá obra de recuperação e ampliação, permitindo que o terminal possa receber voos comerciais novamente mediante o Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional (Voe MT).

A comitiva está percorrendo os municípios contemplados pela Caravana da Transformação desde quarta-feira (08.03), quando saiu de Pontes e Lacerda, passando por Vale de São Domingos, Distrito de Máquina Queimada, Jauru, Figueirópolis D´Oeste, Indiavaí e Cáceres. Carlos Fávaro acompanha a programação até sábado (11.03).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28344/visualizar/