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CIDADANIA
Quinta - 10 de Março de 2016 às 14:22
Por: Da Redação TA c/Assessoria

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Falantes, animados e curiosos. Aos poucos as crianças e jovens tomaram conta do auditório da Escola Estadual José Leite, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, unidade educacional que recebe a primeira etapa do World Voice, programa realizado pelo Governo do Estado por meio das secretarias de Cultura (SEC) e de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) em parceria com o Conselho Britânico.

Sob o comando da tutora principal Jane Wheeler eles se acalmam, se concentram e se deixam envolver em uma série de atividades que envolvem sonoridades, ritmos e movimentos corporais. “Esta é uma tecnologia inteligente e criativa de desenvolvimento de certas características nos participantes como a concentração, foco, persistência e liderança. A música agrega valor de forma sutil e criativa”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, que visitou a escola na manhã de ontem (09).

Para a educadora do projeto, a sociabilidade e a capacidade de respeitar, observar, ouvir e aprender com o outro também são resultados positivos alcançados com o programa. “A noção musical vem junto e pode ser a criação de uma base para o futuro de quem quiser se tornar músico, por exemplo”, observa Jane Wheeler.

Giovana Figueiredo de Almeida, 10, estudante do 5º ano, era uma das mais animadas no workshop. As noções de música vão ajudá-la nas aulas e violão e o contato com músicas de outros países será importante no aprendizado de outros idiomas.

A colega Lara Evelyn Conceição, 10, também gostou de participar desta primeira etapa do programa. “É muito divertido, quase como um passatempo onde temos que nos concentrar e nos esforçar para fazermos cada vez melhor”.

Desenvolvido pela primeira vez em Mato Grosso, o World Voice fomenta a utilização da música em sala de aula e assegura, a crianças e jovens, a oportunidade de usar o canto como ferramenta de desenvolvimento humano.

Esta é a segunda edição brasileira do programa, que aconteceu pela primeira vez, como projeto piloto, em São Paulo no ano passado. O projeto envolve educadores e professores de canto altamente qualificados, com uma programação que inclui workshops, performance e a formação de multiplicadores na metodologia do World Voice.

A programação desta primeira etapa na escola em Várzea Grande prevê a realização de workshops com os alunos no período da manhã e com os professores à tarde, entre os dias 07 e 11 de março, quando será encerrado com uma apresentação dos alunos participantes.

As próximas etapas acontecem em junho, setembro e dezembro e consistem em workshops de manutenção, conduzidos pelo master trainer Paulo Bezulle, para os professores que, por sua vez, se tornarão multiplicadores do programa, aptos a ensinar a metodologia para outros professores de outras escolas permitindo, assim, a expansão do programa no estado. 





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