Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 18 de Março de 2017 às 17:34
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Lenine Martins-Sesp/MT

Uma comitiva da Segurança Pública reuniu-se com representantes do legislativo, judiciário, municipal e da sociedade local de Lucas do Rio Verde (325 km da Capital), nesta sexta-feira (17.03), para discutir a implementação de uma unidade do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) na região. Na oportunidade também foi realizada a assinatura de um termo de cooperação técnica que implementa o projeto social Programa Educacional de Resistência às drogas e violência (Proerd) no município.

Em relação a unidade do Ciosp no município, a proposta é unir investimentos entre o Estado e o município para a estruturação e aquisição dos equipamentos, a unidade deve ser inaugurada ainda este ano.

“A nossa filosofia é a integração. Por isso temos desenvolvido políticas de segurança pública. Queremos trazer toda a tecnologia do Ciosp ao interior do Estado, e aos poucos vamos caminhando e concentrando nossas ações” explica o secretário de integração operacional, coronel PM Marcos Cunha.

O coordenador do Ciosp da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel PM Esnaldo Moreira, destaca a importância do investimento. “Com a unificação dos chamados, será possível identificar as áreas que necessitam de maior atenção do município. Este investimento será um avanço para a segurança de modo geral, auxiliando em ações qualificadas de todas as forças de segurança” acrescentou o coronel.

Durante a ocasião, foi assinado o termo de cooperação técnica entre o município e o Estado que valida a implantação do Proerd. Com isso, as escolas locais que aderirem ao projeto receberão orientações frequentes de ações de valorização da vida. A atividade é voltada às crianças, jovens e familiares considerados vulneráveis.

“É um processo preventivo, e os investimentos em prevenção são sempre mais proveitosos. Além de estreitar o laço com a comunidade, reforça o compromisso entre a Segurança Pública e a sociedade na construção de políticas públicas de segurança” enfatizou o comandante Geral da Policia Militar, coronel Jorge Luiz Magalhães.

Outro compromisso foi firmado com o município, o Diretor Geral da Polícia Judiciária Civil, delegado Fernando Vasco, garantiu incrementar o efetivo na região. “Farei uma avaliação do nosso efetivo geral para dispor mais profissionais para cidade de Lucas do Rio Verde o mais breve possível” assegurou o delegado.

Durante a tarde, a comitiva seguiu para visitações nas unidades de segurança local para apurar outras demandas. Segundo o secretário de integração, coronel PM Cunha, garantir a sensação de segurança para a sociedade é o objetivo principal."Por isso estamos reforçando a contrapartida estadual para expansão das ações de segurança no interior de Mato Grosso e integrando nossas tropas. Juntos somos mais fortes” enfatizou Cunha.

Para o prefeito, Luiz Binotti, a parceria com o Estado representa muito para o município e a visita dos representantes mostra comprometimento por parte do Governo. “Estamos aqui para ajudar no que for preciso. Entendemos que segurança pública é responsabilidade de todos, por isso essa reunião é relevante para nós. Poder apresentar propostas e discutir meios de solucionar os problemas em ações conjuntas, vai nos auxiliar na qualidade dos serviços prestados à nossa população ” destacou o prefeito.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28570/visualizar/