Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 22 de Março de 2017 às 10:35
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Tchélo Figueiredo

Entrar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ver uma dentista fazendo o atendimento odontológico de um paciente, ainda é uma cena que pode ser considerada inédita em muitos hospitais brasileiros. Mas, no Hospital Municipal São Benedito, a integração do profissional à equipe multidisciplinar é uma realidade que tem refletido diretamente na eficácia do tratamento e reduzido os casos de infecções hospitalares.

Isso porque, de acordo com a cirurgiã dentista do Hospital, Ana Karina Ticianel, é muito comum que os pacientes de UTI sejam acometidos por pneumonia associada à ventilação mecânica, que geralmente se desenvolve 48h a partir do início do processo de entubação.

"É uma das infecções hospitalares mais incidentes na UTI e está associada a um aumento no período de internação, elevando os índices de mortalidade e nos custos hospitalares".

Levantamento recente realizado pelo Ministério da Saúde revela uma média de 15,5% de infecções hospitalares por ano no Brasil, enquanto no resto do mundo os índices giram em torno de 5%. Ao mesmo tempo, estudos comprovam que a melhora da higiene oral e o acompanhamento por profissional qualificado reduzem significativamente a incidência de doenças respiratórias entre pacientes adultos de alto risco e internados em UTI.

É o caso de uma pesquisa desenvolvida por acadêmicos e docentes da Universidade de São Paulo (USP) com pacientes internados na UTI do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Segundo o levantamento, a atuação de um dentista reduz em até 56% as chances de infecções respiratórias nesses pacientes.

Para Ana Karina, outro ponto que merece ser destacado é que a odontologia colabora, oferece e agrega mais força ao que caracteriza a nova identidade do hospital. A condição da saúde bucal influencia na evolução e na resposta do paciente no tratamento médico. "A boca é a porta de entrada para muitas doenças. Por isso, é extremamente importante cuidar da saúde bucal", pontuou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o profissional responsável pela implantação do projeto já foi contratado e os serviços devem ser implantados no Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá em breve.

Lei 2.776/08 – a presença de um cirurgião dentista em todas as Unidades de Terapia Intensiva de clínicas, hospitais públicos ou privados em que existam pacientes internados, se tornou obrigatória no Brasil em 2015.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28650/visualizar/