Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quinta - 23 de Março de 2017 às 17:05
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Rodolfo Perdigão

Nesta quinta-feira (23.03), o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, recebeu o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, no município de Lucas do Rio Verde, durante a feira Show Safra BR 163. Na oportunidade, Fávaro solicitou ao ministro a criação do curso em mecatrônica (técnico e superior) para o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do município.

“Precisamos de qualificação tecnológica para atender as demandas do município de Lucas do Rio Verde e também das cidades vizinhas, pois os maquinários utilizados pelos produtores possuem tecnologia avançada e necessitam de profissionais especializados em automação, tanto para máquinas agrícolas, quanto da agroindústria e da pecuária. É imprescindível a capacitação da mão-de-obra nessa área”, afirmou o vice-governador.

Para o ministro, investimentos em tecnologia são essenciais para o agronegócio, já que o setor tem sido o grande responsável em equilibrar a economia brasileira. “Quando vemos eventos como o Show Safra, sentimos muito orgulho de ser brasileiro, pois é uma região que cresce muito e estamos dispostos a colaborar com esse desenvolvimento”, disse ele, que também deu a notícia de que, nesta semana, o Brasil lançará o primeiro satélite de propriedade nacional, o que representará um marco na história da tecnologia brasileira.

“O satélite ficará no espaço a 36 mil quilômetros de distância da terra e possibilitará que todos nós tenhamos internet em banda larga. É um grande avanço para o Brasil, pois o satélite vai dar independência e autonomia, que não tínhamos até então”, enfatizou ele.

Segundo Fávaro, o ministro trouxe a boa notícia da conectividade em um momento muito importante para o país. “O setor produtivo quer e precisa avançar com a tecnologia no campo, mas atualmente existem grandes deficiências nessa área. Tenho certeza de que com esse avanço, responderemos com mais produção, mais empregos e renda para o Brasil”.

Assim que chegou, o ministro foi à sede da prefeitura, fez um tour pelo complexo industrial da cidade e encerrou a visita na feira Show Safra BR 163. O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, destacou a importância da visita do ministro ao município. “A presença do Gilberto Kassab reforça a relevância da tecnologia e inovação para a produção agrícola e, também, o destaque para a nossa cidade na agroindústria nacional”, ressaltou o prefeito.

Também participaram do evento o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Domingos Sávio, além de prefeitos de vários municípios da região, vereadores, entre outras autoridades.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28696/visualizar/