Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 24 de Março de 2017 às 15:18
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG

Com o objetivo de tratar e identificar os casos de tuberculoses no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, vem executando ações de combate e orientação sobre a doença. Em alusão ao Dia Mundial de combate à tuberculose , comemorado nesta sexta-feira, 14, foi realizado durante toda a manhã, panfletagens em um dos locais de maior fluxo de Várzea Grande, no terminal de Integração Andre Maggi. Todos os postos de saúde do município também intensificaram as medidas de orientação, e a busca de casos, por meio de exames laboratoriais em pacientes que apresentam os sintomas da doença.

Durante a semana que antecedeu a data, os servidores da saúde já capacitados para identificar, tratar e controlar a doença , passaram por mais aperfeiçoamentos e capacitações. Em Várzea Grande todas as unidades de saúde estão envolvidas, nas ações executadas pela Secretaria.

Segundo o responsável técnico do programa, Marcelo Aparecido Vieira, a tuberculose é uma doença contagiosa que ataca principalmente o pulmão. “A doença é transmitida através do ar e se prolífera em locais onde existe pouca ventilação e grande aglomeração de pessoas.”, destacou Marcelo.

A secretaria de saúde, também, intensificou o trabalho de conscientização durante a semana em todas as unidades, no período de 20 a 24 de março, reforçando aos usuários que façam o exame por meio do teste de escarro que identifica a doença. Além de identificar a doença, este trabalho busca reduzir a mortalidade e transmissão da tuberculose através de medicamentos que são fornecidos pelo Ministério da Saúde.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas pode afetar outros órgãos do corpo. A transmissão da tuberculose se dá de forma direta, de pessoa a pessoa, por isso, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que acabam sendo ignorados. Os sintomas mais aparentes são: tosse seca contínua com presença de secreção por mais de duas semanas, cansaço, febre baixa geralmente à tarde, falta de apetite, palidez, emagrecimento, rouquidão, fraqueza e dor torácica.

A indicação é que caso o pacientes apresente alguns dos sintomas procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para a realização do exame e tratamento da doença caso diagnosticado. O tratamento da tuberculose dura em média seis meses, e o medicamento é fornecido pela Rede SUS.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28723/visualizar/