Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Sábado - 25 de Março de 2017 às 16:13

    Imprimir


Discussão sobre agricultura familiar em Mato Grosso
Discussão sobre agricultura familiar em Mato Grosso

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, sob o comando do vereador Vinicyus Hugueney, realizou, nesta sexta-feira (24), uma reunião com cerca de 100 produtores rurais com o intuito de abordar questões pertinentes à agricultura familiar – com destaque para a emenda da bancada federal mato-grossense, que já destinou R$ 68 milhões para essa modalidade no Estado e visa contribuir para fomentar a prática no país.

“Temos consciência de que apoiar o pequeno produtor rural é uma forma de incentivar a economia, o comércio e a distribuição de renda – uma pauta que deve sempre ser debatida. Queremos estreitar os laços com os produtores e essa é uma ótima oportunidade para isso – trazendo assuntos que irão influenciar no cotidiano deles. Afinal, nosso trabalho é pautado no auxílio permanente para que eles possam alcançar resultados ainda mais satisfatórios em seu segmento”, comenta Hugueney.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico complementa que é preciso continuar investindo, bem como expandir e incentivar cada vez mais essa modalidade – que luta pela sua continuidade, em geração a geração.

“Nota-se que a necessidade de se repensar a agricultura familiar foi percebida com seu desaparecimento alguns anos atrás. Contudo, a partir de 2014, ela começou a ser resgatada e ter maior visibilidade, graças ao apoio da ONU (Organização das Nações Unidas) que declarou como aquele o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”, reposicionando a agricultura nas agendas nacionais”, ressalta.

O encontro contou com a participação especial do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB); os deputados federais Ezequiel Fonseca (PP), Carlos Bezerra (PMDB) e Victório Galli (PSC); um representante do senador Cidinho Santos (PR-MT); a equipe da Secretaria Municipal de Trabalho por meio da diretoria de Agricultura e Abastecimento; a bancada da Câmara Municipal com os vereadores Paulo Araújo (PP), Orivaldo da Farmácia (PRP), Lilo Pinheiro (PRP), Felipe Wellaton (PV), Luis Cláudio (PP) e Demilson Nogueira (PP); entidades como a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT); e associações de produtores rurais, entre outros.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28758/visualizar/