Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sexta - 07 de Abril de 2017 às 08:10
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

As inscrições para os cursos do Programa de Capacitação em Compras Públicas do Estado de Mato Grosso estão abertas. A oportunidade é voltada para servidores que atuam nas áreas de compras públicas de todos os órgãos estaduais do Estado. A oferta é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Gestão (Seges), a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A primeira etapa do programa é a conclusão dos três primeiros cursos online. O primeiro deles é o de Formação de Pregoeiros, que está com as inscrições abertas até a próxima sexta-feira (14.04) pelo site do Enap. Os servidores interessados devem retirar no setor de Recursos Humanos do seu órgão de lotação o código para realizar a inscrição.

A conclusão dos cursos online é obrigatória e eliminatória para que os servidores possam participar da etapa presencial e concluir a capacitação. O programa possui 186 horas de aula divididas em três áreas: cursos de ensino a distância (EAD) de 90 horas; cursos presenciais de 64 horas e oficinas de 32 horas. Todo o programa de capacitação soma 10 cursos, além das oficinas.

Cursos online

Os cursos disponíveis pela internet são de Formação de Pregoeiros; Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e Legislação à Logística de Suprimentos.

As aulas de Formação de Pregoeiros completam 20h e oferecem noções sobre as principais funcionalidades do sistema de Pregão Eletrônico e sobre a legislação que regulamenta o processo, de modo a torná-lo apto a conduzir e executar com segurança e rapidez os procedimentos previstos na operacionalização de um pregão. Para se inscrever no curso, Clique Aqui.

Já a capacitação em Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos tem carga horária de 40h, é de nível intermediário, por isso para melhor aproveitamento, recomenda-se prévio conhecimento de direito administrativo e da Lei 8.666/93. O curso é uma parceria entre o Enap, Tribunal de contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU). Para se inscrever Clique Aqui.

Com 30h de aulas, a capacitação em Legislação à Logística de Suprimentos - Lei nº 8.666/93, pregão e registro de preços aborda como adotar de forma adequada as normas e regras dos processos de aquisição no setor público, a partir da reflexão crítica da legislação de suprimentos. Para se inscrever Clique Aqui.

Cursos presenciais

Os cursos presenciais devem acontecer na Escola de Governo, as datas e horários serão confirmados após a conclusão da primeira etapa online. Estarão disponíveis os cursos de:

- Elaboração de Termo de Referencia e Projetos (16h);

- Elaboração de Editais para Aquisições no Setor Público (16h);

- Fundamentos de Pregão Eletrônico (16h);

- Regime Diferenciado de Contratações Públicas - RDC (16h);

- Oficina de Planejamento de Compras Públicas (8h);

- Oficina de Registro de Preços (16h);

- Oficina de Planilha de Custos de Serviços Terceirizados (8h).

O Programa

O Programa de Capacitação em Compras Públicas foi criado para viabilizar o Decreto nº 840/2017, publicado em fevereiro deste ano, que descentralizou as compras públicas no Estado. Está sendo viabilizado por meio da Superintendência da Escola de Governo e visa qualificar servidores públicos que atuam nas unidades de aquisições de todos os órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual.

Para mais informações, procure o setor de Recursos Humanos do seu órgão.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/29088/visualizar/