Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 07 de Abril de 2017 às 18:15
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Saúde Bucal em parceria com o Programa Municipal de Controle da Hanseníase, da Diretoria de Atenção Básica realiza na quinta-feira (6) nos períodos da manhã e da tarde, no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), o primeiro curso de 2017 do Programa de Capacitação Permanente, desta vez, sobre o tema “Hanseníase”. Cerca de 150 profissionais entre cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal vão participar da capacitação.

A estomatologista, Diurianne Caroline Campos França, e integrante da Comissão Organizadora, explicou que o curso terá carga horária de 4 horas e os profissionais serão divididos em duas turmas - uma pela manhã, e outra à tarde, respectivamente das 8 às 12 h e das 14 às 18h.

“Nosso objetivo é desmistificar a doença, considerada um problema de saúde pública por poder tornar a pessoa portadora incapaz para o trabalho e que atinge, principalmente, a faixa etária economicamente ativa da população”, explicou Diurianne França.

Durante o curso serão abordadas questões sobre a doença no Brasil e em Mato Grosso, as lesões bucais e alterações faciais e, como o profissional da saúde bucal pode participar da prevenção, do diagnóstico e encaminhamento do paciente para o tratamento entre outros temas.

“Nossa intenção é capacitar o cirurgião dentista, auxiliares e técnicos de saúde bucal a fazerem o primeiro diagnóstico e encaminhamento dos pacientes para o tratamento adequado na rede”, destacou a coordenadora de Saúde Bucal, Diolena Sguarezi.

As palestras serão ministradas pelo técnico do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Cícero Fraga de Melo que abordará o tema “Hanseníase: do preconceito ao conhecimento” e Alessandra Nogueira Porto Neves que fará a palestra sobre a “Contribuição do cirurgião-dentista no controle da Hanseníase”.

Hanseníase

Segundo dados parciais (janeiro de 2017) da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, o município registrou no ano passado, 202 casos de Hanseníase mais

92 casos registrados como outras entradas (transferências e outros reingressos) totalizando 294 casos registrados em Cuiabá no ano de 2016.

As unidades que mais registraram casos em Cuiabá foram o Hospital Universitário Julio Muller (HUJM), 51 casos registrados no Serviço de Referência, 41 caos pelo serviço de referencia da Policlínica do Planalto, 14 casos pelo serviço de referencia da Policlínica do Coxipó, 10 casos pelo PSF, Novo Paraíso I, nove casos (09) pelo PSF Dr Fábio II , cinco (05) casos pelo PSF Canjica e Centro de Saúde Dom Aquino e quatro casos pelo PSF Novo Paraíso II e Centro de Saúde Dom Aquino.

Em 2016 entre as ações realizadas em Cuiabá pelo Programa Municipal de Controle da Hanseniase estão oficinas de monitoramento e avaliação de indicadores e operacionalização de planilhas eletrônicas de medicamentos nas unidades básicas de saúde, policlínicas e sistema prisional, ações de conscientização da população nas unidades básicas e centros de saúde, capacitação para profissionais da Saúde na Escola, da Atenção Secundária, alunos da UFMT, a I Reunião Ampliada sobre Hanseníase e Tuberculose: Construindo Agenda para População indígenas de Mato Grosso; capacitação em Diagnóstico, Assistência e Laboratório em Hanseníase, para 836 profissionais da Rede SUS Municipal e execução da Campanha Nacional de hanseníase, Geo-Helmintíase Tracoma e Esquistossomose, ainda em andamento.

SERVIÇO

Programa de Educação Permanente da Saúde Bucal

“Hanseníase”

Data: 06/04

Horário: das 08 às 11:30 horas (primeira turma) e das 14 às 17:30 horas (segunda turma)

Local: Auditório do Conselho Regional de Odontologia, no Centro Político e Administrativo de Cuiabá





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/29111/visualizar/