Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 13 de Abril de 2017 às 07:06
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Assessoria

Parte da coordenação executiva da Caravana da Transformação esteve reunida com prefeitos, secretários, servidores municipais da saúde e reguladores dos 12 municípios que serão beneficiados pela sexta edição do programa, realizada entre os dias 25 de abril e 05 de maio, no Complexo Esportivo Gezil Araújo, em Porto Alegre do Norte.

O encontro ocorreu na Câmara Municipal e, na oportunidade, o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira, apresentou o funcionamento do programa, que é dividido em duas etapas: saúde e cidadania. Na parte de saúde, estão as consultas, exames e cirurgias oftalmológicas, entre elas catarata, pterígio e yag laser. As consultas e exames serão realizadas de 25 de abril a 1º de maio e as cirurgias de 27 de abril a 5 de maio.

Já na parte de cidadania, são oferecidos atendimentos para a confecção de documentos pessoais, como RG, CPF, 2ª via de certidões, Carteira de Pescador Amador, além de cortes de cabelo, cursos profissionalizantes, palestras, oficinas, orientações jurídicas e muito mais. Entretanto, estes atendimentos serão oferecidos nos dias 28 e 29 de abril.

“A reunião técnica que fazemos com prefeitos e secretários de saúde é uma oportunidade não só para eles entenderem o funcionamento da Caravana, mas também nós, enquanto coordenação executiva, conhecermos a realidade e as dificuldades dos municípios”, explicou José Arlindo.

Entre os assuntos discutidos na reunião está o cronograma de atendimentos oftalmológicos, que é montado a partir da relação de pacientes já cadastrados nos municípios. A coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, chamou a atenção para a importância da busca ativa do público alvo do programa, que são as pessoas acima de 55 anos.

Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 11.711 pessoas com mais de 55 anos na região do Baixo Araguaia, que compreende os municípios beneficiados pela sexta edição do evento. “Por isso ressalto a importância dos agentes de saúde buscarem em sua localidade essas pessoas. Sabemos que em nosso Estado ainda temos muitos casos de catarata que ainda não foram identificados. Essa é uma oportunidade de atendermos estes casos”, destacou Simone.

Porto Alegre do Norte, por exemplo, já possui 800 pacientes cadastrados para serem atendidos durante a Caravana da Transformação. Entretanto, o prefeito do município, Daniel do Lago, espera que este número dobre, já que a saúde municipal está fazendo a busca ativa na região rural.

“Pelo menos 51% dos moradores de Porto Alegre do Norte estão localizados na zona rural e sabemos que grande parte das pessoas que vivem mais afastadas da cidade são idosos. Não estamos medindo esforços para encontrar essas pessoas, porque sabemos que esta é uma oportunidade única para nossa região”, destacou o prefeito.

Tão contente quanto o prefeito, está o secretário municipal de Saúde de Vila Rica, Márcio Sulek. Como a região não dispõe de um oftalmologista, o município tinha que encaminhar seus pacientes à Cuiabá. A dificuldade não era só logística, já que é grande a distância até a Capital, mas principalmente financeira.

“Infelizmente hoje um paciente de Vila Rica se desloca a uma distância de 1.300 km só para ida, sem considerarmos a volta. Essa Caravana veio em um bom momento para o município, até mesmo porque estaremos diminuindo os gastos com a saúde”, destacou o secretário de Saúde de Vila Rica.

O prazo estipulado para as prefeituras encaminharem a relação de pacientes regulados à coordenação de Saúde da Caravana é até o dia 17 de abril. “Somente a partir dessas informações, teremos condições de fazer os agendamentos dos atendimentos, por isso enfatizo que é imprescindível a colaboração dos municípios neste sentido”, explicou Simone Balena.

Municípios

Além de Porto Alegre, os seguintes municípios serão beneficiados: Alto Boa Vista, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.

Atendimento

Para ser atendido durante a Caravana, os interessados devem procurar a secretaria municipal de Saúde de seu município com documentos pessoais e cartão SUS.

Outras informações podem ser esclarecidas pelo site www.caravana.mt.gov.br ou pelo email caravanadatransformacao@ses.mt.gov.br.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/29241/visualizar/