Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 20 de Abril de 2017 às 20:10
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Divulgação

É preciso cuidar da saúde mental. É preciso promover a saúde integral. É preciso prevenir doenças psicológicas. Com o objetivo de dar andamento à campanha “Quem cuida da mente cuida da vida”, a Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Qualivida) convida toda a sociedade para uma caminhada no Parque Mãe Bonifácia, no dia 06/05, às 7h30.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de segunda-feira (24/04), pelo formulário online, disponível no link https://goo.gl/forms/MiglHMazmS33koRv2. Todos os participantes receberão uma camiseta, que pode ser retirada em horário comercial na Qualivida, a partir do dia 02 de maio.

“A ideia é trazer a atenção para o tema da saúde mental e olhar para o próprio autoconhecimento”, explica a proposta o psicólogo da Qualivida, Gerson Fabrício, fazendo referência ao Janeiro Branco, quando começou a campanha, por busca da autorreflexão e para evitar doenças psicológicas, como a depressão.

Janeiro Branco busca a prevenção, em contraponto ao Setembro Amarelo, que promove ações de combate ao suicídio. De janeiro a setembro, portanto, é tempo de se cuidar, para evitar a situação mais grave.

A caminhada é apenas uma atividade que congrega a saúde integral: o indivíduo se exercita fisicamente, mantém contato com outras pessoas (elemento social), trabalha a respiração (e se acalma), tem contato com a natureza. O objetivo é incentivar que as pessoas façam atividades que as desenvolvam completamente. “A gente cresce separando as coisas [a saúde física da psicológica e da emocional, por exemplo]”, avalia o psicólogo, ressaltando que é necessário fazer o caminho inverso.

Gerson lista, ainda, que uma simples caminhada pode melhorar o humor, reduzir a ansiedade, aumentar a autoestima, promove o sentimento de autoeficácia (quando o indivíduo fica satisfeito por atingir seus próprios objetivos).

O convite para caminhada é simbólico, pontual, mas pretende despertar nas pessoas o “olhar para dentro”, o autocuidado e a saúde integral, que passam por esse e outros exercícios físicos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/29467/visualizar/