Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quarta - 10 de Maio de 2017 às 16:08
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Assessoria

As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s) emitidas, em maio, pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) cumprem a exigência da resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que inclui o código de barras bidimensional denominado Quick Response Code (QR Code), no verso do documento.

O Diretor de Habilitação, Fernando Lopes, esclareceu que a exigência junto à empresa terceirizada, responsável pela confecção da CNH no Estado, foi ajustada em tempo hábil para cumprir o prazo determinado pela resolução.

“O código tem como prerrogativa inibir falsificações e fraudes do documento e toda medida de segurança é sempre bem vinda. Assim que tomou conhecimento da resolução, a empresa convocou sua equipe e fez os devidos ajustes, com isso conseguimos emitir o documento dentro do padrão no primeiro dia útil do mês”, afirmou o diretor.

Com equipamentos específicos ou por aplicativo de celulares qualquer pessoa poderá verificar a veracidade do documento. Os órgãos de fiscalização e agentes de trânsito desenvolverão seu trabalho com mais rapidez e segurança. Ao fazer a leitura, o aplicativo mostra as informações do condutor contidas no sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

O diretor enfatiza que não é necessário fazer a troca do documento se está no prazo de validade. “O QR Code é exigido apenas para a CNH que foi emitida ou que venceu a partir do dia 1º de maio deste ano. Não há necessidade de troca se o documento ainda não venceu”, explica Fernando.

O aplicativo Lince, que faz a leitura do código, foi criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e está disponível para Android e iOS.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/29958/visualizar/