Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 31 de Maio de 2017 às 20:35
Por: Redação TA c/ MPE-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Vila Bela da Santíssima Trindade, desenvolveu o projeto denominado “Conhecendo para Preservar – Parque Ricardo Franco – Importância do Meio Ambiente” com a finalidade de levar educação ambiental para as 20 escolas participantes de Vila Bela da Santíssima Trindade, localizadas na zona urbana e rural. A iniciativa conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.

A promotora de Justiça Regiane Soares de Aguiar, idealizadora do projeto, enfatiza a proposta de despertar nos alunos a conscientização em defesa do Meio Ambiente e da importância ecológica do Parque Estadual Serra Ricardo Franco. Iniciado em maio deste ano, os trabalhos serão concluídos com a entrega de premiações na próxima segunda-feira (05.06), data em que se comemora o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Na programação também está prevista uma caminhada pela cidade com o plantio de árvores. Após a caminhada o evento terá continuidade no Centro Comunitário da cidade, com apresentação de musical “xote ecológio”, recital de poesia e paródia.

Em sala de aula, os professores executaram atividades para estimular os alunos a compreender as consequências do desmatamento e a importância de preservação do meio ambiente. A exibição de vídeos educativos, palestras e atividades extraclasses foram alguns dos métodos utilizados.

O edital que contemplou o projeto previu ainda o 1º Concurso de Desenho e Redação para alunos matriculados no 7º ano ao 9º ano e ensino médio. A temática está relacionada ao meio ambiente e ao Parque Estadual Serra Ricardo Franco. As melhores redações serão premiadas com notebook.


Com a mesma temática, os alunos matriculados no 1º ao 6º ano participarão do concurso de desenhos. O melhor trabalho ganhará uma bicicleta.

Todas as séries participantes de cada escola serão premiados com notebooks e bicicletas. No total, serão 44 Notebook's e 61 bicicletas para premiação. Os participantes da Escola Municipal Itijucal, localizada na Gleba Ricardo Franco, tiveram a oportunidade de participar de aula de campo com supervisão dos professores, na Serra Ricardo Franco.

A premiação do projeto orçada em R$ 77.660 mil foi custeada com recursos oriundos das Ações Civis Públicas de reparação do dano ambiental no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, especificamente valores pagos a título de dano moral coletivo. Todos os prêmios foram comprados no comércio do município, a fim de fomentar a economia local.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30519/visualizar/