Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 01 de Junho de 2017 às 13:39
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Com a intenção de sensibilizar e contribuir para a saúde da população o programa Assembleia Itinerante passará a oferecer atendimento para avaliação cardiológica. O trabalho será feito por uma equipe formada pelo coordenador da Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida) da ALMT, o cardiologista Carlos Carretoni, e terá inicio já na próxima edição do programa que acontecerá no dia 9 de junho, no município de Barra do Bugres.

Segundo Carretoni, a ação vai complementar os atendimentos de saúde já realizados pelo programa e que o objetivo é identificar precocemente pessoas com fatores de risco para doenças cardiológicas. “O passo mais importante é a identificação e a orientação quanto aos cuidados com os fatores de risco, tais como pressão arterial elevada, colesterol total elevado ou glicemia elevada, por isso a consulta envolverá avaliação medica, exame de eletrocardiograma, teste de glicemia e aferição de pressão”, explica.

Aqueles que apresentarem fatores de risco, serão orientados a buscar atendimento nas unidades de saúde do município para fazerem exames complementares e, caso haja necessidade, iniciarem um tratamento. O cardiologista, que está há quase 20 anos em Mato Grosso, tem diversos trabalhos reconhecidos por representantes de grandes centros de pesquisa, como Hospital Albert Einstein e Instituto do Coração de São Paulo, também já desenvolveu trabalhos colaborativos com gestores públicos do estado, ao longo desse tempo, e ele avalia a importância da iniciativa como uma ação preventiva, que proporciona mais qualidade de vida para a população muito e que reforça as políticas publicas de saúde.

Assembleia Itinerante - O programa foi criado em 2015, por meio da Resolução nº 4.297, com o objetivo de aproximar o Legislativo a todas as regiões de Mato Grosso e, com isso, buscar solucionar as demandas de cada município.

Durante a ação, são ofertados serviços de cidadania e assistência social, como emissão de RG e CPF, atendimento médico e de beleza, além de promover discussão política e formação intelectual, com capacitação dos profissionais da educação e agentes de saúde.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30540/visualizar/