Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 05 de Junho de 2017 às 21:02
Por: Redação TA c/ Portal Brasil

    Imprimir


Foto: Arquivo/Agência Brasil
Brasil tem área total de mais de 79 milhões de hectares de áreas de preservação ambiental
Brasil tem área total de mais de 79 milhões de hectares de áreas de preservação ambiental

O presidente Michel Temer assinou nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, decreto para a criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, no estado do Pará.

Além disso, o decreto também prevê a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás), da Estação Ecológica do Taim (Rio Grande do Sul) e da Reserva Biológica União (Rio de Janeiro). Com isso, o Brasil passa a contar com mais 282 mil hectares de áreas protegidas no Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e no bioma Marinho Costeiro.

Atualmente, o Brasil conta com uma área total de mais de 79 milhões de hectares de áreas de preservação ambiental em unidades de conservação federais. O número representa quase 10% de todo o território nacional.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Localizado no nordeste do estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será ampliado e passará de 65 mil para 240 mil hectares. Os novos limites vão incluir partes dos municípios de Teresina de Goiás, Nova Roma e São João da Aliança, formando com outras áreas protegidas da região e com o território quilombola Kalunga, um vasto mosaico de unidades de conservação.

O Parque é um refúgio de espécies ameaçadas de extinção, como o cervo-do-Pantanal, lobo-guará, pato-mergulhão e a onça pintada, maior mamífero carnívoro da América do Sul. Integrante da zona mais importante da Reserva da Biosfera do Cerrado e do corredor ecológico Paranã-Pirineus, a unidade abriga ecossistemas importantes, como campos rupestres, matas de galerias, matas ciliares, palmeirais, campos limpos e campos sujos.

A ampliação do parque trará ganhos, também, para as atividades econômicas da região, em especial o ecoturismo. Em 2015, a unidade, que fica a cerca de 250 quilômetros de Brasília, recebeu quase 60 mil visitantes. Este ano, a expectativa é que o Parque Nacional receba 70 mil pessoas. Esses números devem crescer ainda mais com os novos atrativos que serão anexados com a expansão da área de preservação, entre eles, as cachoeiras do rio dos Macacos.

Estação Ecológica do Taim

A Estação Ecológica (Esec) do Taim vai ganhar mais 22 mil hectares e passará dos atuais 10,7 mil hectares para 32,7 mil hectares. A unidade de conservação fica entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul.

A região é considerada fundamental para aves migratórias, tanto oriundas do Hemisfério Norte (batuíras e tesourinhas), quanto da Patagônia, Chile e Argentina (batuíra-de-duplo-colar, cisne-do-pescoço-preto, marrecão e flamingo). É lá que elas fazem o ninho (nidificam) e procriam antes de partir para outros lugares.

Reserva Biológica União

A Reserva Biológica (Rebio) União, localizada entre os municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, no Rio de Janeiro, terá 8,6 mil hectares. A ampliação da unidade tem relação com os objetivos de criação da reserva: assegurar a proteção e recuperação de remanescentes da Mata Atlântica e salvar da extinção o mico-leão-dourado.

A região da reserva também é área registra 36 espécies de mamíferos, 36 de anfíbios e 17 de aves, além de outras espécies ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira e a jaguatirica.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30642/visualizar/