Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quinta - 08 de Junho de 2017 às 15:44
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência de Arquivo Público, realiza nos dias 9 e 10 de junho, das 8h às 17h, durante a 7ª Caravana da Transformação a exposição “Mato Grosso em Documentos”. Os visitantes poderão fazer uma viagem na história e conferir um pouco sobre a economia, população e as divisões que ocorreram no estado. Os painéis expostos estão repletos de documentos históricos que vão dos manuscritos do período colonial a jornais, fotografias e mapas do século XX.

A população também terá acesso ao Jornal de Hontem, um produto em que os historiadores do Arquivo Público analisam fatos referentes ao mês corrente em periódicos do passado. Diversos assuntos como carnaval dos 250 anos de Cuiabá, as comemorações do primeiro centenário de Independência do Brasil em Mato Grosso e a corrida espacial no contexto da guerra fria são algumas das edições que estarão na exposição.

“Esta é a primeira participação do Arquivo Público na Caravana. Queremos divulgar a importância da preservação dos documentos que registram a memória do estado, bem como, promover a democratização da informação”, enfatiza a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva.

Os registros sobre Alta Floresta estarão presentes em uma atividade interativa em dois televisores. Os visitantes poderão visualizar de forma detalhada os documentos que tiverem interesse. Mapas que demonstram a ocupação urbana, a demarcação de rodovias e de rios, atas do Diário Oficial relacionadas à colonização, jornais locais e fotografias do Parque Estadual do Cristalino que fica na divisa com o Estado do Pará, fazem parte dos documentos que compõe a atividade. “A ideia é mostrar a historia do município de uma maneira mais dinâmica”, afirma o historiador do Arquivo Público, Flávio Nascimento.

Semana Nacional de Arquivos

No dia 9 de junho o Arquivo Público lançará a exposição virtual “A narrativa da vocação agropecuária de Mato Grosso”, com foco na economia mato-grossense no século XX. Várias fotografias referentes ao extrativismo, a pecuária e a produção agrícola serão exibidas no site da instituição.

Esta atividade faz parte da Semana Nacional dos Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e Fundação Casa Rui Barbosa em comemoração ao dia Internacional dos Arquivos.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos documentos originais da exposição virtual e da presencial em Alta Floresta. Todos os registros são preservados na Superintendência de Arquivo Público localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no centro de Cuiabá. O horário de funcionamento é das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. Informações nos telefones (65) 3613-1800 ou (65) 3613-1802.

Caravana

A Caravana da Transformação é um evento que leva ações de saúde e cidadania a todas as regiões do estado. A sétima edição do evento será realizada entre os dias 6 a 16 de junho. Além do município sede, o evento atenderá: Apiacás, Carlinda, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena e Paranaíta.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30714/visualizar/