Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES
Sexta - 09 de Junho de 2017 às 07:57
Por: Redação TA c/ TRE-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

A necessidade de reorganizar o cadastro eleitoral, após a extinção de duas zonas eleitorais em Cuiabá, levou o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso a suspender o atendimento na Casa da Democracia, no dia 16 de junho deste ano. Os 480 eleitores que escolheram essa data para fazer a biometria, serão reagendados.

Dos 480 eleitores agendados para o dia 16 de junho, apenas 383 deixaram um telefone para contato (o sistema de agendamento não obriga o eleitor a deixar registrado o telefone). A Ouvidoria Eleitoral vai entrar em contato com estes eleitores para efetuar o reagendamento.

Contudo, 97 eleitores, do total de 480 agendados para o dia 16 de junho, não deixaram seus números de telefone. Estes eleitores devem acessar o portal do TRE-MT na internet (www.tre-mt.jus.br) para reagendar o atendimento da biometria.

Entenda por que é necessário suspender o atendimento nessa data

Em março deste ano o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que as zonas eleitorais localizadas nas capitais dos Estados devem funcionar com, no mínimo, 100 mil eleitores cada uma. Ou seja, as zonas eleitorais com menos de 100 mil eleitores devem ser extintas, por economia de recursos. Ao todo serão extintas 72 zonas eleitorais em 16 capitais.

Em Cuiabá estão instaladas seis zonas eleitorais (1ª, 37ª, 39ª, 51ª, 54ª e 55ª) que, juntas, possuem 417.573 eleitores, uma média de 69.595 eleitores para cada zona eleitoral. Para atender à determinação do TSE, o TRE de Mato Grosso extinguirá a 37ª e a 54ª zonas eleitorais, as duas com o menor eleitorado.

Estes eleitores passarão a ser atendidos pela 39ª Zona Eleitoral. Por sua vez, os eleitores da 39ª Zona Eleitoral, incluindo os do município de Acorizal, passarão a ser atendidos pela 1ª Zona Eleitoral.

A suspensão do atendimento externo no dia 16 de junho será necessária porque entre os dias 15 e 17, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará a transferência virtual dos eleitores, de uma zona eleitoral para outra. Os servidores do TRE vão trabalhar normalmente, mas nas tarefas internas. O atendimento externo deverá ser retomado no dia 19 de junho.

É importante ressaltar que a transferência de um eleitor, de uma zona eleitoral para outra, no mesmo município, não afeta sua rotina. Os eleitores transferidos para outra zona eleitoral continuarão a votar no mesmo prédio onde antes já exerciam seu direito ao voto.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30732/visualizar/