Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 09 de Junho de 2017 às 14:42
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Divulgação

Com a realização de mais quatro etapas na próxima semana, as pré-conferências de Saúde de Cuiabá entram na reta final. Neste sábado (10), das 8h às 18h00, na APAE, acontece a quinta etapa, na Regional Leste. Nesta semana, duas etapas foram realizadas na área rural, nas comunidades de Rio dos Peixes, na quarta-feira (7) e no distrito de Nossa Senhora da Guia/Aguaçu, na quinta-feira (8).

Nessas duas etapas uma média de 200 pessoas, entre usuários, trabalhadores e gestores participaram das discussões.

Entre os temas discutidos, a aquisição de veículos traçados para que os profissionais de saúde possam fazer atendimentos nas comunidades mais distantes da área de abrangência dos PSF e a aquisição de ambulância 24 horas, equipada e com profissionais para dar suporte adequado às urgências e emergências.

A comunidade de Nossa Senhora da Guia reivindicou a implantação de mais um PSF em função do aumento populacional da região. Hoje a unidade instalada na comunidade atende a um população de mais de duas mil pessoas.

Já na comunidade de Rio dos Peixes uma das reivindicações foi a reforma e ampliação do PSF e melhorias nas estruturas elétrica e de abastecimento de água.

A secretaria-executiva do Conselho Municipal de Saúde, que em parceira com a Secretaria de Saúde de Cuiabá, realiza a conferência na capital, Janaina Penha Vitor da Silva lembra que esses eventos são espaços democráticos onde são feitas as negociações políticas dos interesses dos grupos sociais envolvidos na Saúde. “Além disso, são importantes espaços de formação de opinião e de onde emerge a vontade política que pode influenciar na agenda pública da Saúde em todos os níveis”.

Em Cuiabá, a Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada dois anos (Lei Complementar 094/ 2003) e traz importantes avanços na avaliação e proposição de diretrizes para a política municipal de saúde com a participação social.

Em sua décima segunda edição, a Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá tem como tema central este ano “Pela manutenção dos direitos sociais e contra o desmonte do SUS”.

A etapa municipal será realizada nos dias 12, 13 e 14 de julho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, onde assim como nas pré-conferências as discussões serão norteadas pelos sub-temas, Fortalecimento e Ampliação da Participação Social (Participação Social e Garantia do Direito à Saúde); Modelo de Atenção (Garantia e Melhoria do Acesso e Organização dos Serviços de Saúde); Gestão do SUS (Planejamento e Financiamento do SUS e Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde).

Informações sobre a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá e sua etapas regionais podem ser obtidas pelos telefones 3617-7385 e 3617-7325, ou pelo e-mail, cms.cba@cuiaba.mt.gov.br.

Confira a agenda das pré-conferências.

Regional Leste

Dia: 10/06 (Sábado)

Horário: 08:00 às 18:00 horas

Local: Associação de Pais e Amigos dos Especiais – APAE/Cuiabá

Rua Major Gama nº 600 - Centro Sul

Etapa Rural – Coxipó do Ouro

Dia: 14/06 (Quarta-feira)

Horário: 07:30 às 10:30 horas

Local: Salão de Festas, Avenida Principal, s/n – Praça do Rosário

Etapa Rural Sul

Dia: 20/06 (terça-feira)

Horário: 07:30 às 10:30 horas

Local: Escola Novo Renascer – Fazenda Velha ( ao lado da Fundação Santiago)

Regional Norte

Dia: 24/06 (Sábado)

Horário: 08:00 às 18:00 horas

Local: Escola Dione Augusta Silva Souza, Avenida Tuiuiú, nº 45, CPA 4





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30750/visualizar/