Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 21 de Junho de 2017 às 17:11
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: José Medeiros/Gcom-MT

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, recebeu lideranças comunitárias de Cuiabá, Várzea Grande e outros municípios, na noite desta terça-feira (20.06), no auditório Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O objetivo foi ampliar o diálogo e promover melhorias dentro das necessidades de cada comunidade, principalmente nas áreas de saúde, segurança pública e infraestrutura.

O chefe do Executivo Estadual destacou alguns avanços já promovidos pela atual gestão e reafirmou a importância do diálogo junto aos representantes da sociedade civil organizada. “Neste encontro, estamos desenvolvendo uma maior interlocução junto às lideranças comunitárias. O nosso objetivo é atender os anseios de cada cidadão”, afirmou.

Dentre os apontamentos feitos pelos líderes, está a regularização do terreno que abriga algumas Associações de Moradores e reformas de Bases Comunitárias.

O coordenador de Polícia Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), tenente-coronel PM Siziéboro Elvis, informou que a reforma da Base Comunitária do bairro Araés foi recém-concluída e que, até final do ano, outras duas unidades, dos bairros Jardim Vitória e São Mateus, passarão por reformas.

“A reivindicação das lideranças sobre reformas das bases é antiga, e temos trabalhado para efetivarmos as melhorias e fortalecer os Consegs (Conselhos de Segurança Pública)”.

Por meio de um trabalho em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o governador determinou agilidade na resolução da legalização dos terrenos onde estão as associações.

O vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, reconheceu a importância de regularizar estas áreas, pois a ação faz parte da luta das lideranças comunitárias.

“Sabemos que hoje uma das maiores demandas é a melhoria das sedes que abrigam associações de bairros, que é o lugar onde fazem os cursos, promovem a interação social da comunidade e muitos desses lugares hoje precisam de reforma. Precisamos regularizar estes terrenos, muitos deles não se encontram em nome das associações, o que impede o repasse de recursos. Com a regularização, vamos proporcionar justiça social para as pessoas que mais precisam”.

O representante do Executivo Municipal também elogiou a postura do governador Pedro Taques em promover o debate com os representantes da comunidade. “É imprescindível este contato, uma vez que as lideranças comunitárias são aquelas pessoas que estão todos os dias na comunidade e sabem qual a necessidade de cada cidadão”, pontuou.

Já o presidente da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (Ucamb), Edio Martins, destacou ações sociais promovidas pelo Governo do Estado, a exemplo da Caravana da Transformação, o Pró-Estradas e o Pró-Família. Ele também enfatizou a importância de estreitar o diálogo junto às lideranças para alcançar resultados ainda melhores.

“Reconhecemos os projetos do Governo que vêm dando certo. Também vimos os investimentos em segurança e educação. É muito importante esta aproximação com os segmentos organizados. Eu vejo nesta parceria um belíssimo futuro”, declarou.

Estiveram presentes no encontro o secretário-chefe da Casa Civil, José Adolpho de Lima Avelino Vieira, o secretário-adjunto de Ação Governamental, Carlos Brito de Lima, a secretária-adjunta de Relações Políticas com os Municípios e Sociedade Organizada, Paolla Reis, o secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Marcos Vieira da Cunha, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho, e o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro.

Representando as lideranças comunitárias, estavam o presidente da Ucamb, Edio Martins, o presidente da União Várzea-grandense de Associações de Moradores de Bairros de Várzea Grande (Univab), Vanderlei Pimenta, o presidente da União das Associações de Moradores do Cristo Rei (Unincrei), representantes das associações de clubes de mães e dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31028/visualizar/