Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 22 de Junho de 2017 às 09:08
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Até esta quarta-feira (21.06), 126 municípios mato-grossenses já aderiram ao programa Saúde na Escola. Apenas 13 municípios não iniciaram o processo de adesão que será encerrado no dia 23 de junho. São eles:

1

Bom Jesus do Araguaia

2

Castanheira

3

Conquista D'Oeste

4

Curvelândia

5

Denise

6

Figueirópolis D'Oeste

7

Gaúcha do Norte

8

Lambari D'Oeste

9

Paranatinga

10

Pontal do Araguaia

11

Pontes e Lacerda

12

Rio Branco

13

Sapezal

Do total de municípios que fizeram a adesão, estão contempladas 1.208 escolas. Destas escolas, 845 são consideradas prioritárias, pois 50% dos alunos são oriundos de famílias beneficiárias do programa social Bolsa Família. No total, 334.941 alunos serão contemplados e assistidos por 603 equipes técnicas municipais. Dentro desse universo estão também 33.180 crianças matriculadas em 310 creches públicas municipais, conforme informação do coordenador de Promoção e Humanização da Saúde COPHS/SAS/SES/MT, Milton Fleury.

De acordo com o programa, o incentivo financeiro de custeio às ações do será repassado fundo a fundo, anualmente, em parcela única, por intermédio do Ministério da Saúde, no valor de R$ 5.676,00, para os municípios com até 600 inscritos. Esse valor terá acréscimo de R$ 1.000,00 a cada intervalo entre um e 800 educandos inscritos.

Entre os objetivos do Programa destaca-se a importância de se promover a saúde e a cultura da paz para reforçar a prevenção de agravos e fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e educação, e a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes. Dessa forma, todos são envolvidos para favorecer as ações para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento escolar.

Todas as equipes de saúde da Atenção Básica poderão ser vinculadas ao PSE e os secretários municipais de Educação e Saúde definirão as escolas a serem atendidas pelo programa.

A adesão dos municípios é feita por meio do preenchimento do Termo de Compromisso disponibilizado no site: http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sgdab.

Para mais informações, os gestores municipais podem entrar em contato com a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde COPHS/SAS/SES/MT - Contato: 3613 5414 ou pelos e-mails: pse@ses.mt.gov.br ou coordenadoriapromocao@ses.mt.gov.br





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31038/visualizar/