Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 22 de Junho de 2017 às 09:34
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Marcos Lopes/ALMT

Para discutir os desafios da erradicação ou controle da tuberculose no estado, o deputado Dr. Leonardo (PSD) realiza a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa, audiência pública sobre o tema. Somente em 2016, foram 1.196 diagnósticos da doença no estado. Mato Grosso nunca alcançou as metas pactuadas que são, 85% de cura e 5% de abandono.

Dr. Leonardo, que é médico por profissão, trabalhou durante cinco anos como voluntário no Hospital Samaritano de Cáceres - no tratamento de doenças como a hanseníase e tuberculose. Segundo ele, o abandono ao tratamento é o principal problema a ter se agravado.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que progride silenciosamente e pode ser fatal. Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que Mato Grosso ocupa o 7º lugar em casos novos no país e Cuiabá a 8ª colocação entre as capitais. Enquanto no Brasil a taxa de incidência é de 32,2/100.000 habitantes, em Mato Grosso é de 33,9/100.000 habitantes.

Em 2015, no país, foram notificados 68 mil casos novos diagnosticados, com 4,5 mil mortes por tuberculose. O que chama atenção e serve de alerta é que cada vez mais pessoas com HIV contraem a tuberculose. Anualmente, cerca de seis milhões de novos casos são notificados em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

“No Brasil, a tuberculose é um sério problema público, com raízes sociais, merecendo especial atenção dos profissionais de saúde, dos gestores municipais, estadual e federal e da sociedade como um todo”, destacou o parlamentar.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31042/visualizar/