Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 22 de Junho de 2017 às 19:17
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

A Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT/SES-MT) iniciou, este mês, o II Curso de Especialização em Saúde Pública, com 38 alunos matriculados. A primeira turma do curso, que teve início em 2016, em parceria com a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA) e o Ministério da Saúde, concluiu a formação de 30 alunos em maio deste ano. No total, a EPS formará 68 novos sanitaristas.

Esses profissionais vão atuar na carreira da saúde em diversos municípios do interior e na Baixada Cuiabana. A maioria já trabalha nas funções de enfermagem, assistente social, psicólogo, pedagogo, entre outros, com residência em Juara, Tangará da Serra, na Região Sul e na Baixada Cuiabana.

A coordenadora nacional do Curso de Especialização em Saúde Pública (REDESCOLA/ENSP/FIOCRUZ), Rosa Maria Pinheiro de Souza, ministrou a aula inaugural com o tema “A formação em Saúde Pública e as novas agendas do SUS”. Segundo ela informou, a iniciativa é uma proposta de âmbito nacional para formar 600 sanitaristas no país.

A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso foi uma das escolhidas para elaborar e desenvolver um novo ciclo de formação de sanitaristas no Brasil, conferindo qualidade, atualidade e regularidade na estruturação dessa oferta educativa. “A intenção é respeitar a diversidade regional e fortalecer as políticas de saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde) no País e no estado”, ressaltou a diretora da ESP-MT, Carmem Silvia Campos Machado.

O curso tem carga horária de 380 horas e a Escola optou por elaborar uma matriz curricular por competência e, em especial, pela metodologia da problematização. Serão seis momentos pedagógicos presenciais, de 40 horas, e de momentos pedagógicos assistidos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que foi construído por técnicos da ESP-MT/SES-MT, em parceria com o Telessaúde-MT e o grupo do EAD/ENSP/FIOCRUZ.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31060/visualizar/