Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sábado - 24 de Junho de 2017 às 11:47
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Maurício Barbant/ALMT
Orla do Rio Cuiabá
Orla do Rio Cuiabá

A Assembleia Legislativa participa neste sábado (24) de ação em defesa do rio Cuiabá ‘Amigos do Rio Cuiabá’. De autoria do deputado Wancley Carvalho (PV), a iniciativa é uma mobilização do Parlamento para chamar a atenção sobre a importância da preservação e limpeza do rio. Ao conclamar a população para participar do evento, o presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (PSB), disse que ações como essa reforçam o compromisso dos deputados em atuar pela preservação do meio ambiente.

“É importante chamar a atenção da sociedade para a questão ambiental, com ações voltadas à educação. A limpeza do Rio Cuiabá é um grande passo para que outras propostas sejam consolidadas para salvar nossos rios”, afirmou Botelho.

Também alerta para a participação de escolas nesse projeto. Inclusive, manifestou apoio à inserção de um documentário sobre o projeto Amigos do Rio Cuiabá, no programa Educação Legislativa em Movimento, ação realizada pela ALMT nas escolas, uma forma de chamar a atenção de estudantes sobre à preservação do meio ambiente.

Evento – De acordo com o deputado Wancley Carvalho, a ação é fruto de esforço e mobilização de pelo menos 60 parceiros, entre órgãos públicos, voluntários, movimentos sociais, empresas e ONGs. “Além disso, os voluntários são essenciais nesse trabalho, já que será preciso colocar a mão na massa, e recolher a sujeira às margens do Rio Cuiabá”.

A concentração, no próximo dia 24 (sábado), ocorre a partir das 7h, na Praça Luiz Albuquerque, também conhecida como Praça do Porto, em Cuiabá. Posteriormente, os voluntários serão divididos em três grupos. O primeiro fará a concentração na Praça do Porto. De ônibus, o segundo vai percorrer o Praeirinho, São Gonçalo, Carrapicho, Alameda e Passagem da Conceição. A terceira equipe, com barcos, vai se concentrar na ponte Júlio Muller, ao lado da praça do Porto. As embarcações farão a limpeza num trecho de 5 km, até a região do São Gonçalo Beira Rio. Haverá ainda na praça, dinâmicas, distribuição de mudas, apresentações e intervenções culturais, além blitz educativa.

Parceiros - Estão entre os parceiros a Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental, prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, por meio de suas respectivas secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos, Governo de Mato Grosso, Sema-MT, Metamat, Câmaras de Vereadores de Cuiabá e Várzea Grande, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, 13ª Brigada do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Guarda Municipal de Várzea Grande, Defesa Civil de Cuiabá, Várzea Grande e estadual.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31117/visualizar/