Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Segunda - 26 de Junho de 2017 às 06:53
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

A Rede de Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso (RCCS-MT), formada por diversos órgãos, entre eles o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso, que atua como coordenador da Rede, realiza de 26 a 30 deste mês, a Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos, em Cuiabá e Várzea Grande. A iniciativa tem como objetivo disseminar a importância de se tomar algumas providências para evitar que incidentes aconteçam em casa, especialmente envolvendo crianças e idosos. Dados apontam que 90% dos acidentes domésticos ocorridos poderiam ser evitados.

Criada por meio da Lei Estadual 10.266 de 10 de fevereiro 2015, a Semana Mato-grossense de orientação e prevenção deacidentes domésticos foi instituída para ser realizada sempre na última semana de junho, antecedendo as férias escolares de julho. A ação envolverá mais de 20 escolas estaduais e municipais, totalizando 2.946 alunos.

Desse modo, a RCSS-MT, por meio do Ipem, e da Diretoria de Avaliação da Conformidade, o Procon/MT e o Procon de Várzea Grande, promovem a proteção dos consumidores em atividades relacionadas à segurança de produtos de consumo, diante da importância do tema e da familiaridade do mesmo comas ações em segurança de produtos e acidentes de consumo e seus registros no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

“O foco é o de prevenir quanto aos acidentes domésticos aos quais as crianças estão suscetíveis, principalmente durante as férias escolares, período que passam mais tempo em casa”, explicou a gente metrológica do Ipem-MT, Suziane Cristina Marchioreto, ao informar que os acidentes domésticos são responsáveis por um grande número de mortes de crianças, no Brasil eno mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, acada ano são registradas 6 mil mortes e mais de 140 mil internações na rede pública de crianças abaixo de 14 anos, vítimas desse tipo de acidente.

Em 90% dos acidentes domésticos, segundo dados da ONG Criança Segura, os casos podem ser evitados pelos pais ou responsáveis, a partir de mudanças simples dentro de casa. “A adoção dasdiversas medidas preventivas é a melhor forma de evitar acidentes domésticos e fazer com ascrianças possam brincar e viver de forma segura, sem que se machuquem e que sejam vítimasmuitas vezes fatais”, frisou Suziane.

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

RCCS/MT

O Grupo de Trabalho (GT-Brasil) que é constituído pelo Inmetro, Senacom e Anvisa, vem estimulando a criação de redes locais com a realização de visitas técnicas para a instalação dessas redes. Em Mato Grosso a RCSS-MT foi instalada em 28 de março de 2017, tendo o Ipem-MT como coordenador da Rede, com o propósito de desenvolver ações que visem a saúde e segurança dos consumidores.

No entanto, desde janeiro de 2014 o Ipem-MT vem desenvolvendo ações nesse sentido em todo o Estado.

Além do Ipem-MT, integram a RCCS-MT o Procon/MT, Procon Municipal de Várzea Grande, Lacen-MT, SES/MT-VISA, Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, ABIN-MT, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Anvisa, Sociedade Mato-grossense de Pediatria, DECON.

Confira as escolas participantes no anexo.


DOWNLOAD
  1. Relação das Escolas Participantes




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31133/visualizar/