Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 29 de Junho de 2017 às 17:16
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Michel Alvim

Criado para ser uma unidade de referência no atendimento à mulher, o ARAM, instalado na Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Moura, no bairro Planalto, acompanha mulheres, gestantes com gravidez de alto risco e 20 crianças. Dessas, 16 são portadoras de microcefalia e quatro tem a Síndrome Congênita do Zika Virus. O ambulatório de Referência para Atendimento à Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 17:00 horas.

O coordenador Especial da Rede Assistencial da Policlínica do Planalto, Antônio Carvalho Filho, disse que a unidade possui uma equipe multidisciplinar com profissionais nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, serviço social, fisioterapia, nutricionista e enfermagem, capacitados para prestar um atendimento diferenciado com maior qualidade e celeridade.

O acompanhamento pré-natal é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, quando existe a suspeita, são solicitados exames específicos. Até que os resultados sejam conhecidos a gestante é acompanhada pelas UBS. Depois do nascimento do bebe, num dos hospitais da rede – Santa Helena, Hospital Geral Universitário e Hospital Julio Muller -, mãe e filho passam a receber o atendimento necessário no ambulatório e, nos casos de exames específicos, como neurológicos, por exemplo, é realizado nas unidades da rede SUS.

“No ARAM são realizadas as consultas e dependendo da individualidade e necessidade de cada paciente, é marcado o retorno”, explicou Antonio Carvalho.

Segundo ele, mesmo com esse cuidado no acompanhamento dos pacientes, a unidade teve uma taxa média de 15% de faltosos nas consultas entre os meses de janeiro à maio deste ano.

“É importante lembrar que a gestante com diagnóstico de Zika vírus não é considerada de alto risco. Essas mulheres são acompanhadas nas unidades básicas de saúde e, após o parto, são encaminhadas com seus filhos para o ARAM”, explicou.

Na unidade, as crianças, tem acesso as consultas de rotina, estimulação precoce, encaminhamentos para benefícios assistenciais, atendimento psicoterápico e nutricional.

O ambulatório

O Ambulatório de Referência para Atendimento à Mulher (ARAM) nasceu em março do ano passado, frente à necessidade de um atendimento de referência especializado à saúde da Mulher.

Como a Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Moura – Policlínica do Planalto já realizava atendimento direcionado a essa clientela e já reunia profissionais que prestavam atendimento especializado (Colposcopista, Ginecologista, Assistente Social, Enfermagem), Ações de Planejamento Sexual e Reprodutivo, como forma de complementação dos serviços oferecidos foram acrescentados mais profissionais que atendiam em outras Policlínicas tornando-a como referência no Município de Cuiabá.

Balanço

Em 2017 foram atendidos entre janeiro e maio, 1.891 pacientes na colposcopia e realizados 188 biopsias de colo de útero.

Em relação as consultas individuais, no mesmo período, foram realizadas 826 consultas pediátricas; 875 consultas com Psicólogo Adulto; 1.878 consultas com Psicólogo Infantil; 592 consultas com Fisioterapeutas; 1.152 consultas com Nutricionista; 1.142 consultas com Fonoaudiólogo; 206 consultas de Gestante de Alto Risco e 260 Atendimentos em Planejamento Familiar.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31263/visualizar/