Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quinta - 29 de Junho de 2017 às 17:21
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

O governador Pedro Taques recebeu, na manhã desta quinta-feira (29.06), a visita de grãos mestres da maçonaria representantes do grupo Shriners. O grupo apresentou uma proposta de instalação de um hospital filantrópico em Cuiabá, nos moldes de outros 22 já espalhados pela América, e que atendem especialidades médicas como a ortopedia infantil.

A ideia do grupo é transformar o antigo hospital São Tomé, cujo prédio pertence ao governo e que encontra-se desativado desde o ano de 2004, em um grande centro especializado em ortopedia infantil, abrangendo crianças de 0 a 18 anos. Esta será uma ação que não irá gerar custos aos cofres públicos, pois o gerenciamento do hospital será via filantropia.

“A nossa intenção é implantar em Mato Grosso um centro de referência em ortopedia pediátrica para a América do Sul, trazendo para cá uma especialidade em que os Shriners já atuam mundialmente. Nós temos hoje 22 hospitais e queremos construir aqui o 23º. Sendo assim, o hospital São Tomé seria o embrião de todo esse processo de crescimento da atuação dos Shriners na assistência à saúde das crianças”, assinalou o presidente do grupo Antônio Kato.

Após a reunião, uma visita técnica ao hospital foi agendada junto com os secretários Júlio Modesto, Luis Soares, e José Adolfo, da Casa Civil, para que as tratativas necessárias sejam feitas e se possível o termo de seção de uso seja assinado, para que a entidade possa fazer a adaptação do espaço e coloca-lo em funcionamento o mais breve possível, devido ao déficit dessa especialidade aqui no estado, e também no Centro Oeste.

O governador Pedro Taques agradeceu a todo o grupo maçônico pela escolha de Cuiabá como mais uma sede do trabalho filantrópico. “Muito obrigado por confiarem, nós precisamos da ajuda de vocês”, concluiu o governador.

“A concordância do governador é um passo excepcionalmente importante em todo esse processo, e nos do grupo agradecemos profundamente”, ressaltou Antônio Kato.

Segundo o secretário de Gestão, Júlio Modesto, já existe um pedido formalizado na Procuradoria da Casa Civil. “Esse pedido vai ser encaminhado para a secretaria de Gestão e faremos uma análise documental, mas trata-se de um termo de seção perfeitamente viável, tendo a sinalização positiva do governo. O governador determinou inclusive que seja feito na maior velocidade possível, para que o hospital abra as suas portas em breve, pois a entidade fará o uso adequado do imóvel, que encontra-se subutilizado no momento”, concluiu.

Das 22 unidades hospitalares do grupo, 20 estão nos Estados Unidos, uma no México e uma no Canadá. A de Mato Grosso seria a primeira do Brasil e da América Latina.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31264/visualizar/