Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 29 de Fevereiro de 2016 às 11:42
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Em torno de 150 representantes de municípios mato-grossenses participaram de um curso de capacitação com o objetivo de prepará-los para atuarem como facilitadores na etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O curso foi ministrado por servidores da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e ocorreu durante todo o dia, no auditório da Arena Pantanal, em Cuiabá.

Com o tema Função Social da Cidade e da Propriedade, a 6ª Conferência Nacional das Cidades ocorrerá do dia 5 ao dia 9 de junho de 2017, em Brasília, e será precedida das etapas preparatórias com a realização das Conferências Municipais, que em Mato Grosso será de março a junho de 2016, e da Conferência Estadual, marcada para março de 2017.

Durante as conferências municipais, os cidadãos participantes irão debater e apresentar propostas sobre a Efetivação da Função Social da Cidade e da Propriedade, nas áreas de Habitação, Saneamento, Mobilidade/Acessibilidade e Planejamento Territorial.

As propostas validadas durante a etapa municipal serão encaminhadas para discussão na Conferência Estadual. As sugestões prioritárias definidas nesta segunda etapa serão enviadas à Conferência Nacional e o relatório final será remetido ao Ministério das Cidades.

“As Conferências Municipais são o primeiro passo para a definição das políticas públicas relacionadas ao Desenvolvimento Urbano. Assim, é importante que esses debates nos municípios sejam os mais democráticos possível e que resultem em boas propostas. Ao capacitar os cidadãos que atuarão como facilitadores, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade desses debates e, consequentemente, dos resultados apresentados”, afirmou a gestora governamental da Seplan, Lucienne Fitipaldi, que ministrou palestra.

Entre as funções dos facilitadores estão a de abrir o canal de comunicação entre os participantes, fazer a informação fluir, auxiliar os grupos de trabalho a identificar suas necessidades e estimular o pensamento crítico dos membros das equipes.

Para isso, eles foram orientados, durante a capacitação, a utilizar técnicas específicas. “Propomos para eles a utilização de algumas técnicas que facilitarão a socialização das propostas que surgirem durante a discussão e a organização das ideias, bem como auxiliarão na organização do processo e na documentação dos resultados”, explicou a gestora governamental Daniela Steinle.

No período da tarde foram realizadas oficinas, nas quais os participantes foram divididos em grupos de trabalho e colocaram em prática as orientações recebidas.

O secretário adjunto de Políticas Urbanas da Secretaria de Cidades, Cláudio Miranda, ressalta a importância da participação dos municípios nas conferências que antecedem as etapas estadual e nacional.

“Não é obrigatória a participação dos 141 municípios mato-grossenses nas discussões, porém vamos incentivar para que o máximo possível deles contribua para a formulação das políticas públicas. Nosso objetivo é ampliar o processo participativo e de gestão democrática”, disse.

A convite da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), que coordena a realização das conferências municipais e estadual em Mato Grosso, participaram da capacitação os servidores da Seplan Lucienne Fitipaldi, Daniela Steinle, Telma Rassi, Lua Souza, Cícero Garcia, Janaína Almeida e Andréia Caldas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3128/visualizar/