Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 29 de Fevereiro de 2016 às 11:31
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Na terceira edição do projeto Assembleia Itinerante, realizado em Sinop no último final de semana, foram registrados 1.424 atendimentos, que encamparam emissão de carteira de identificação (400), fotografias para a RG (200), aferição de pressão arterial (200), atendimento jurídico com encaminhamento à Defensoria Pública (150), corte de cabelo (120), assistência social (100), fisioterapia com sessões de relaxamento (80), emissão de CPF (80), atendimento de orientação jurídica (60),  atendimento estético de sobrancelhas  (3) e realização do Cadastro Único (4). As crianças também não ficaram de fora e tiveram à disposição, pula-pula, tobogã e pipoca.

O presidente da ALMT, deputado Guilherme Maluf, lembrou que o projeto tem o objetivo de fazer a interação entre o legislativo estadual e a comunidade das cidades do interior de Mato Grosso. O parlamentar lembrou que o Assembleia Itinerante percorrerá todas as regiões do estado.

Os atendimentos oferecidos à população foram feitos na Escola Edeli Montovani, periferia do município, e encerrou uma gama de atividades e serviços que a Assembleia Legislativa ofertou aos sinopenses e pessoas da região.

A senhora Maria Heloisa de Souza, do bairro São Paulo, estava feliz com a oportunidade.  “Meu esposo faleceu e eu não tinha como atualizar meus documentos. Preciso retirar uma casa popular ai ficou muito bom porque eu posso tirar aqui. Achei excelente”. 

Outra cidadã entusiasmada com a ação foi Priscila Lima Soares, do bairro Recanto dos Pássaros. Para ela “foi muito importante porque estou grávida e preciso fazer pré-natal e não tinha documento”. Ela fez RG e CPF.

Já a menor Rebeca de Castro, de apenas seis anos, veio fazer a primeira via do RG. “Tudo muito bom. Minha mãe disse que eu vou fazer documento e se eu me perder e tiver com ele, alguém vai saber me levar de volta para casa”.

Além dos serviços, o Assembleia Itinerante realizou na tarde de sexta-feira ( 26 ) a palestra “A Modernidade Líquida e a Educação no Século XXI”, com o professor Sérgio Cintra, no auditório da Unemat.  Na oportunidade, o docente falou sobre as novas regras gramaticais da Língua Portuguesa e explicou formas de falar que vêm sendo aceitas como regionalismo. “Como quando a pessoa fala bicicreta. Ela o faz porque é um falar regional, mas quando ela escreve a grafia correta bicicleta, isso é regionalismo aceito no falar”, explicou.

A senhora Vilma Ferreira de Aquino, professora  e coordenadora do Centro Educacional Lindolfo Jose Trierweiller, estava contente pela oportunidade de esclarecimento. O curso, segundo ela, veio na hora certa pois profissionais da educação e alunos têm dúvidas sobre as mudanças na ortografia.

 Jà na noite de sexta-feira foi realizada sessão especial de entrega de honrarias e títulos de cidadão mato-grossense a diversas autoridades. Um dos agraciados com título de cidadão foi João Aparecido Bueno, de Sinop. Para ele, foi muito gratificante o reconhecimento. A gente vai trabalhando em prol do crescimento da região e nem sabe que tem gente nos observando. Então chega esse título que nos mostra que estamos no caminho certo. Aumenta a responsabilidade de fazer mais por nossa cidade”, destacou. 

Outra agraciada foi  Albertina Pamseh que recebeu moção de aplauso pelo trabalho da Refeccs, uma associação que presta ajuda a portadores de câncer e suas famílias. A entidade conta com 145 voluntários e atende cerca de 300 pessoas por mês, entre pacientes e seus familiares. Cerca de 160 pessoas receberam homenagens que foram indicadas pelos deputados Guilherme Maluf, Pedro Satélite, Baiano Filho,  Zé Carlos do Pátio e José domingos.  

Antes, no período matutino, foram ofertados dois cursos para profissionais das áreas de Educação e Saúde. A agenda também envolveu reuniões políticas entre deputados e a sociedade, em busca de respostas para as demandas da região. O resultado de todas as atividades será compilado num documento disponibilizado aos parlamentares para que eles possam sugerir leis que respondam aos anseios da comunidade da região norte mato-grossense.

Nas aulas, os profissionais - que deverão ser multiplicadores em seus locais de trabalho-, aprenderam lições de como tratar a educação na infância, sendo promotores do desenvolvimento integral da criança. 

Sinop é a terceira cidade a receber o  projeto Assembleia Itinerante, que já esteve em Comodoro no  mês de setembro de 2015, e em Rondonópolis - em dezembro de 2015. A agenda prevê  a próxima edição para a cidade Cáceres, em 17 de março de 2016, e para Tangará da Serra - no mês de abril em data ainda a ser divulgada. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3129/visualizar/