Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Terça - 04 de Julho de 2017 às 19:18
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Em Mato Grosso, 4.300 gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família deverão receber, cada uma, dois frascos de repelente por mês, para prevenção e proteção individual contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A distribuição do repelente vem sendo feita pela Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF), da SES/MT, desde abril, diretamente aos 141 municípios.

De acordo com Aline Régia Ferreira Ribeiro, da coordenação de Ações Programáticas Estratégicas da SES, a quantidade comprada pelo Ministério da Saúde é o suficiente para quatro meses.

“Todos os municípios foram avisados pela SAF e pelos 16 Escritórios Regionais de Saúde para retirar o repelente na SAF em Cuiabá. Não é preciso agendar, basta apresentar a autorização do município para retirar o produto”, informou Aline.

A Capital e Várzea Grande têm o maior número de gestantes cadastradas para receberem o repelente. Em Cuiabá são 1.912 gestantes e, em Várzea Grande, são 1.348.

Até o momento, dos 141 municípios, 93 já retiraram o repelente na SAF. Portanto, restam ainda 48 municípios para retirar o produto.

A SES alerta a esses municípios que façam a distribuição do repelente o quanto antes para as mulheres gestantes cadastradas, por se tratar de um programa de prevenção a doenças.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31387/visualizar/