Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sábado - 22 de Julho de 2017 às 17:37
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Foto Tclelo Fiqueredo

Referência Estadual em alta complexidade, o Hospital Municipal São Benedito completou dois anos de existência Na sexta-feira (21), com um índice de 99% de aprovação dos pacientes e acompanhantes. A unidade realizou mais de 314 mil atendimentos neste período, entre consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem e cirurgias neurológicas e ortopédicas; Agora se prepara para inaugurar uma nova fase, com a implantação dos serviços de cardiologia e a ampliação do número de procedimentos ortopédicos.

Para isso, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro visitou o Hospital na última sexta-feira, em companhia do procurador geral de Justiça de Mato Grosso, Mauro Curvo, e do procurador de Justiça, Paulo Prado. O intuito da vistoria foi de verificar as condições para a implantação dos serviços de cardiologia, cuja estimativa é de realizar cerca de 50 cirurgias e 250 consultas mensais. A implantação depende do processo de habilitação que segue em tramitação no Ministério da Saúde.

A estimativa da gestão é de que sejam acrescidos mais 100 procedimentos ortopédicos ainda neste ano. Somados às cerca de 240 cirurgias de ortopedia e 40 de neurologia realizadas todos os meses, a projeção é de que sejam feitas cerca de 430 cirurgias no Hospital mensalmente. “Esta será uma das marcas de uma gestão humanizada na saúde que queremos deixar para a Cuiabá dos 300 anos”, pontuou Emanuel durante a visita.

Para que a implantação seja efetivada, alguns aspectos ainda precisam ser definidos, como a contrapartida financeira do Estado e da União para o custeio dos serviços. Para isso, o Ministério Público do Estado (MPE) tem atuado junto ao Governo do Estado e à Prefeitura de Cuiabá, a fim de delinear uma parceria para a manutenção dos procedimentos no Hospital. “Quando implantarmos este serviço, teremos uma redução considerável dos casos de ‘judicialização’ relacionados à cardiologia, o que deverá desonerar os cofres públicos”, considerou Mauro Curvo.

Exemplos disso são as liminares relacionadas à ortopedia e neurologia. Para se ter uma ideia, levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revela uma redução de 53% e 4%, respectivamente nestas especialidades, no número de decisões judiciais entre 2015 e 2016. Se comparado o primeiro semestre de 2016 com 2017, a redução é de 25% das liminares de ortopedia e 12% de neurologia. “Mais do que números, esses índices indicam que estamos no caminho certo, o da humanização do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Huark Correa, diretor geral do Hospital.

A secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, ressaltou a inauguração da agência transfusional, para atender os pacientes que necessitam de transfusão de sangue. Até então, as bolsas vinham diretamente do PS de Cuiabá. “Sobretudo, é importante considerar que 57% dos pacientes atendidos pela unidade residem no interior do Estado. Além de referência Estadual, o São Benedito ajuda a desobstruir os corredores do PS de Cuiabá, uma vez que 36% desses pacientes são vítimas de acidentes de trânsito; principal demanda do PS”, observou.

Além disso, serão implantados serviços de neurocirurgia, como a neuro-embolização, que atualmente tem sido realizada somente mediante decisão judicial. “O objetivo é a estruturação de uma rede de saúde pública mais resolutiva e que dê respostas mais rápidas ao usuário do SUS, sem a necessidade de intermediação da Justiça para assegurar o direito básico de todo cidadão, que é o de acesso à saúde”, finalizou Elizeth.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31874/visualizar/