Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 25 de Fevereiro de 2016 às 09:19
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Mato Grosso está há mais de 15 anos entre os três estados com mais queimadas florestais no Brasil. Para minimizar os impactos ambientais provocados pelos incêndios, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realizará nesta quinta-feira (25.02), às 09h no Palácio Paiaguás, a aula inaugura do curso de pós-graduação Lato Sensu em Controle e Combate a Incêndio Florestal.

No encontro o professor e especialista na área florestal, Dr. Ronaldo Viana Soares vai falar sobre os conceitos e implantações de programas de combate a Incêndio Florestal. Está é a primeira vez em que um governo de Estado realiza um curso de pós-graduação desta natureza, em que este curso é realizado na Amazônia Legal e, de forma inédita no país, de maneira presencial.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Julio Cezar Rodrigues explica que a capacitação mostra a preocupação do estado em habilitar o profissional para lidar com incêndio florestal. Os bombeiros terão uma especialização a mais para ajudar na preservação ambiental não só em campo, mas em programas que desenvolvam a conscientização. “Buscamos sempre a qualificação para que os bombeiros estejam aptos para lidar com todos os setores da sociedade”.  

Inicialmente 50 servidores públicos serão capacitados com 420 horas de aulas presenciais. Os profissionais irão se aprofundar no tema e formar massa crítica que possibilite a discussão, o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicação das metodologias conhecidas adaptadas para a realidade mato-grossense. O incêndio florestal é uma hipótese de desastre tipificada no Código Brasileiro de Desastres.

De acordo com o secretário de Gestão, Julio Modesto, a Escola de Governo vem atendendo as demandas da sociedade com o lema "Construindo competências para o Estado de Transformação". "Recentemente participamos na COP 21 em Paris e nos  comprometemos a reduzir as queimadas em nosso Estado e agora começamos a dar resposta positiva. A realização desse curso demonstra a preocupação do Governo de Estado com o meio ambiente e sua população", afirmou o secretário.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3202/visualizar/