Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 10 de Agosto de 2017 às 13:13
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: JLSiqueira/ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por iniciativa do deputado Eduardo Botelho (PSB), presidente da Casa de Leis, vai homenagear os idosos com uma sessão especial no próximo dia 2 de outubro, às 15 horas, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. A proposta já foi aprovada em plenário e será comemorativa ao Dia do Idoso, 1º de outubro.

Atualmente, o Brasil é um dos países onde o índice de envelhecimento (IE) vem aumentando com mais velocidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o deputado Botelho, o cuidado e a atenção com os idosos necessitam ser constantes. “O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo”, observa o parlamentar.

Conforme Botelho, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos. “A elaboração de políticas públicas neste aspecto deve considerar o grande crescimento dessa população nos últimos e nos próximos anos”, afirma o presidente da ALMT.

O deputado recorda que muitos avanços já foram obtidos no tocante à legislação em favor dos idosos, com a Lei 10.704, de 2003, o Estatuto do Idoso, principalmente em relação aos maus-tratos, que hoje são punidos com maior rigor. Botelho entende que o desafio da idade não se restringe à legislação. “Se refere, principalmente, à saúde, uma vez que muitos idosos sofrem com a diminuição das suas capacidades físicas e, outras vezes, e mentais”.

Envelhecer, para o presidente da ALMT, envolve diversos problemas que afetam a qualidade de vida de uma pessoa, como a dificuldade de locomover-se, problemas de memória, além de várias doenças crônicas comuns da idade, tais como diabetes e pressão alta. Tais problemas, segundo o parlamentar, podem ser amenizados com atividades físicas, atividades intelectuais e consultas periódicas ao médico. Daí a importância da sessão especial que vai discutir as necessidades dos idosos e buscar políticas públicas para amenizar os problemas vividos no estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32081/visualizar/