Justiça Eleitoral convida cidadãos a participarem do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação
Com o objetivo de fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, a Justiça Eleitoral convida os cidadãos a se inscreverem, até o dia 10 de setembro, para participarem do Teste Público de Segurança (TPS), ocasião em que poderão "atacar" o Sistema Eletrônico de Votação - que será utilizado nas Eleições Gerais de 2018. O TPS será realizado de 28 a 30 de novembro, das 9h às 18h, sede do Tribunal Superior Eleitoral, especificamente no Centro de Divulgação das Eleições.
Podem se inscrever estudantes, profissionais de tecnologia e segurança da informação de organizações, órgãos públicos e instituições acadêmicas e demais interessados que atendam aos requisitos previstos no formulário de pré-inscrição. A participação pode ser individual ou em grupo.
Os formulários de inscrição estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br), onde há um banner do evento. Após o preenchimento do documento, o mesmo pode ser encaminhado por Sedex ou carta registrada endereçada à Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE (SAFS, quadra 07, lotes ½, Brasília/DF, Cep: 70070-600) ou protocolizado no protocolo administrativo, na sede do TSE. Também é possível encaminhar o formulário por e-mail: tps2017@tse.jus.br.
O TPS constitui parte do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2018. No evento poderão ser "atacados" todos os sistemas eleitorais utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, incluindo o hardware da urna e seus softwares.
Por veio do Teste Público, a Justiça Eleitoral busca identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição e após, apresentar propostas de melhoria.
Todas as pré-inscrições serão avaliadas e se aprovadas, o inscrito deverá apresentar um plano de teste detalhando o "ataque" que pretendem simular na urna eletrônica.
Veja a linha do tempo do evento:
De 10/08 até 10/09: Encaminhamento do formulário de pré-inscrição, preenchidos e dos documentos comprobatórios exigidos.
14/09: Publicação das pré-inscrições aprovadas.
De 15 a 19/09: Apresentação de recursos referente à fase de pré-inscrição.
21/09: Publicação do resultado do recurso referente à fase de pré-inscrição.
03/10: Palestra sobre o funcionamento do sistema eletrônicos de votação.
03 a 06/10: Inspeção dos códigos-fonte.
03 a 16/10: Encaminhamento do formulário Plano de Teste preenchido e dos documentos complementares, caso haja.
23/10: Publicação as inscrições aprovadas.
24 a 25/10: Apresentação de recurso referente à fase de inscrição aprovada.
30/10: Publicação do resultado de recurso referente à fase de inscrição aprovada.
31/10: Sorteio público para seleção de inscrições e publicação do resultado das inscrições selecionadas.
31/10 a 06/11: Apresentação de recurso referente à fase de inscrição selecionada.
08/11: Publicação do resultado de recurso referente à fase inscrição selecionada.
09 a 17/11: Requisição de passagens e diárias.
27/11: Inspeção dos códigos-fonte.
28 a 30/11: Realização do Teste Público de Segurança.
30/11 ou 1º/12: Divulgação parcial do resultado do Teste Público de Segurança e entrega do certificado de participação.
12/12: Divulgado do resultado final e da conclusão do Teste Público de Segurança.
No Youtube do TSE, você também pode conferir o vídeo explicativo sobre o Teste Público de Segurança 2017.