Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 12 de Setembro de 2017 às 10:13
Por: Redação TA c/ PJC-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Para celebrar o Dia do Profissional de Inteligência, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizará nesta terça e quarta-feira (12 e 13.09) a “Semana do Profissional de Inteligência”. Oficialmente, a data foi comemorada na última quarta-feira (06.09).

O Dia do Profissional de Inteligência foi criado pela Lei nº 10.513, de 18 de janeiro de 2017, que instituiu a data no âmbito estadual. Com isso, Mato Grosso se tornou o único Estado brasileiro que instituiu o dia por meio de lei.

Os eventos da semana terão início às 08h, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com a solenidade de abertura do evento. Em seguida, será realizada a palestra com o tema: "Inteligência Estratégica, sua evolução e emprego na história das nações", ministrada pelo professor Raimundo Teixeira de Araújo.

Ainda no dia 12 serão apresentadas as palestras: "Planejamento Estratégico, Inteligência Estratégica e Cenário Prospectivo", pelo diretor de operações da Branstorming, Joe Weider da Silva; "Coaching e o desenvolvimento de liderança na atividade de inteligência", pelo coach integral de sistêmico Fabiano Henrique; e, "Movimento Combustível Legal", pelo consultor da Sindicom do centro-oeste, Roberto Egydio Balestra.

No segundo dia, as atividades começaram às 08h30, com a palestra “Inteligência no sistema prisional e as organizações criminosas", apresentada pelo agente federal de execução penal e professor da escola penitenciária Álvaro Portel Júnior. Em seguida será ministrada a palestra "Novos paradigmas em políticas sobre drogas", pelo servidor da Secretaria de Educação do Estado, Paulo Roberto Santana Júnior.

Ainda no dia 13 serão realizadas as palestras: "Combate ao crime organizado e a atividade de inteligência", pelo servidor da Senasp, Romano Carneiro da Cunha Costa; e, "PNI/BRA", com Romano Costa e Gustavo Garcia. Será entregue certificado aos participantes.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou que o profissional de inteligência tem um papel fundamental dentro do sistema de Segurança Pública, sendo precursor do que as Forças de Segurança denominam de estratégia para o enfrentamento qualificado da criminalidade.

“A partir da análise criminal e das atividades de inteligência é possível às Forças de Segurança executarem com maior qualidade as atividades preventivas e repressivas, evitando o crime ou, uma vez eclodida a prática delitiva, responsabilizando criminalmente os seus autores”, disse.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32793/visualizar/