Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 23 de Fevereiro de 2016 às 07:51
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O Parque Estadual Serra Azul receberá investimentos de R$ 1,25 milhão para reabertura ao uso público. Os recursos foram anunciados pela secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, e o promotor de Barra do Garças, Marcos Brant Gambier, durante uma reunião na tarde de sexta-feira (19). Com apoio logístico da Prefeitura Municipal, também ficou garantido que a população terá acesso à escadaria para o Cristo, um dos pontos mais visitados da unidade de conservação, durante a Semana Santa deste ano.

Conforme Gambier, logo após o evento católico que será realizado em março, o parque fecha novamente, com previsão de início das obras para abril e finalização em dezembro. Ao todo, quatro obras prioritárias serão realizadas este ano com a primeira parcela do recurso assegurado pelo MPE por meio de conversão de penas alternativas: a revitalização da escadaria, incluindo a construção de uma guarita de acesso ao início da escada e banheiros públicos, no bairro Santo Antônio; readequação do mirante do Cristo; melhorais na via de acesso por carro ao mirante; e reforma e ampliação à guarita principal do parque. “Essa parceria permitirá que possamos reabrir o parque em condições de manter e conservação da biodiversidade nele existente e ao mesmo tempo atender de forma segura a população”.

A secretária Ana Luiza pontua que a reabertura do parque é prioridade para a Sema, que no ano passado conseguiu reabrir duas pistas para a prática do esporte de voo livre e também para visitação guiada, com finalidade de educação ambiental às escolas e universidades. Outro motivo para a viagem foi buscar parceria com a Prefeitura Municipal. “É importante frisar que essas obras só serão possíveis pela parceria com o Ministério Público, na pessoa dos promotores Helen e Marcos Brant, o que demonstra mais uma vez a preocupação desta importante instituição com a conservação meio ambiente e a qualidade de vida da população da cidade”.

Foram assinados também termos de cooperação técnica com as instituições Associação Amigos dos Animais e Aliança da Terra para que elas auxiliem na implementação e gestão do plano de manejo da unidade de conservação. Para Marcos Carvalho dos Reis, diretor geral da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Aliança da Terra, esta é uma oportunidade para trazer para dentro da unidade de conservação ferramentas importantes da brigada de incêndio que foi capacitada pelo Serviço Florestal Americano, os smoke-jumpers, reconhecidos como os melhores do mundo com atuação em áreas de floresta. “Nós manteremos dois desses brigadistas nesta unidade, inicialmente atuando na área de educação ambiental e prevenção, e depois de combate ao fogo”.

A parceria entre Aliança e ONG Amigos dos Animais, que é uma instituição local, tem o objetivo de treinar pessoas da região para essa mesma atuação. Conforme Marcos dos Reis, é importante ter na equipe pessoas que já conhecem o parque para eventuais emergências, como aconteceu no grande incêndio de 2014. A perspectiva é haver um primeiro curso de capacitação voltado à comunidade, para aqueles que queiram atuar como brigadistas, em torno de 15 a 20 pessoas, entre junho e julho, com a vinda de um profissional do Serviço Florestal dos Estados Unidos. Além do Parque Serra Azul, a Oscip também tem um termo de parceria para atuação junto à Sema no Parque Estadual Araguaia, em Novo Santo Antônio.

Semana Santa

A liberação da escadaria para o Cristo será realizada este ano por meio de uma parceria entre Sema, MPE e Prefeitura Municipal. O promotor Marcos Brant frisou durante a reunião que será feito um plano de trabalho com horários e formas de acesso e que a população terá acesso a estas informações previamente para poder participar do evento católico. “É um acesso restrito, com a presença do efeito da Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros, de modo que haja segurança aos fiéis”.

Durante agenda da secretária Ana Luiza com o prefeito Roberto Ângelo Farias, ele se comprometeu que atenderá a população na infraestrutura para o evento, como colocação de banheiros químicos, disponibilidade de servidores para fazer o monitoramento em princípio de tumulto ou se alguém passar mal no início da escadaria e também no mirante do Cristo. “De antemão asseguro que vamos contribuir com a Sema para que seja um evento seguro”, confirmou o gestor municipal.

Sobre o parque

O Parque Estadual Serra Azul possuiu 11 mil hectares. Foi criado como uma unidade de conservação a partir da Lei nº 6.439/1994. Mas foi fechado entre o fim de agosto e início de setembro de 2014 em razão de uma ação recomendatória do MPE, depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área. Na época, entendeu-se que o órgão ambiental não tinha condições de manter a conservação do parque para uso público, nem para proteção da biodiversidade. Não estava em funcionamento o conselho consultivo e o plano de manejo para o local não estava implantado. A proposta para 2016 e 2017 é gradativamente dar acesso a novos pontos de visitação, mediante elaboração e execução de projetos que ofereçam melhor estrutura de segurança aos visitantes, uma média de 2.500 por mês, além de permitir a conservação da biodiversidade local.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3285/visualizar/