Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 14 de Setembro de 2017 às 16:55
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Michel Alvim

O próximo sábado (16) é o dia ‘D’ de mobilização e divulgação nacional da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. Durante a campanha que teve inicio em todo o Brasil no último dia 11 e termina no dia 22 de setembro, estão sendo disponibilizadas as 14 vacinas do Calendário Nacional de Vacinação das crianças e as cinco, que devem ser tomadas pelos adolescentes.

Em Cuiabá, 58 salas de vacinação estão em funcionamento. No dia ‘D’ pelo menos mais 13 salas serão disponibilizadas para atender o público alvo da campanha, as crianças e adolescente menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). No total estarão funcionando 71 salas de vacinação.

A coordenadora de programas estratégicos da Diretoria Técnica de Atenção Primária, Lidiane Cunha Siqueira explicou que algumas das salas de vacinação que não estão em funcionamento estão em unidades que passam por reformas ou ampliação como os casos dos PSF Dom Aquino, PSF Renascer e PSF São João Del Rey/Novo Millenium – este com entrega das obras de reforma prevista para os próximos dias.

“Outras situações envolvem problemas de manutenção nos equipamentos de ar condicionado ou de armazenamento das vacinas, que estão sendo solucionadas pela Secretaria para que as salas possam ser reabertas o mais rapidamente possível, a fim de atender a população”, salientou.

Segundo Valéria de Oliveira, da Diretoria de Vigilância em Saúde, não há problemas em relação ao abastecimento das vacinas. “Como se trata de uma atualização da Caderneta de Vacinação, os municípios recebem as doses das vacinas dentro de sua rotina normal”. Cuiabá por exemplo já recebeu as 37 mil doses de vacinas suficientes para atender sua demanda de rotina mais o período de duas semanas da Campanha.

Durante a Campanha Nacional as salas de vacinação continuarão funcionando durante a semana em horário normal, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

No sábado (16), dia ‘D’ de mobilização e divulgação nacional, as unidades ficarão abertas das 08:00 às 17:00 horas, sem intervalo de almoço.

Todas as 14 vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças (BCG, Pentavalente, Poliomielite oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Dupla adulto, Tríplice Viral, Tetra viral e Hepatite A) e as cinco para os adolescentes (Hepatite B, HPV, Tríplice Viral, Dupla adulto e Meningocócica C), serão oferecidas durante a campanha.

Lidiane Siqueira lembra que é importante o envolvimento dos pais ou responsáveis na campanha. “A população alvo deve comparecer aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais avaliem se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitem ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunização”.

A campanha é fundamental para que os municípios melhorem as coberturas vacinais e assim mantenham controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis lembrando que as vacinas estão disponíveis o ano inteiro, gratuitamente pelo SUS.

Para que a população possa tirar suas dúvidas ou obter outras informações a SMS de Cuiabá disponibiliza o telefone 3617 7309.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32855/visualizar/