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Sexta - 15 de Setembro de 2017 às 19:34
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto: Gcom-MT

Empresas e instituições privadas com interesse em investimentos sociais contam agora com um importante mediador com expertise na elaboração de termos de parceria com o Poder Público. Trata-se do MT PAR Social, um braço da MT Parcerias S.A (MT PAR), sociedade de economia mista que tem o Governo de Mato Grosso como maior acionista. “É uma iniciativa inovadora no Brasil para fazermos a articulação entre o público e o privado, sempre com foco no desenvolvimento social”, explica a coordenadora do MT PAR Social, Aneliza Pereira Leite.

Segundo ela, o MT PAR Social é estruturado a partir das ideias colhidas nos encontros entre entes públicos e privados que apostam no sucesso da iniciativa. Nesta sexta-feira (15.09), por exemplo, foi realizado o segundo encontro na Arena Pantanal, em Cuiabá. Representantes de cinco empresas e instituições privadas e de seis órgãos públicos prestigiaram o evento debatendo propostas a partir de dinâmicas propostas pelo mediador.

“Já estamos fazendo um marco regulatório para amparar legalmente estas parcerias a fim de resguardar tanto o Estado como o ente privado. Nas primeiras entrevistas notamos que havia uma lacuna entre os projetos do Estado e os investimentos da iniciativa privada e agora vemos que já temos parceiros, que vencemos a resistência inicial”, comemora a coordenadora do MT PAR Social.

Representando no encontro a Fundação André e Lúcia Maggi, Lorraine Lopes Souza frisa a importância da abertura de diálogo com a iniciativa privada pelo MT PAR Social. “Também é estratégico e inteligente o MT PAR Social chamar os interessados para participar de sua estruturação, do início do processo. Percebo que se trata de uma construção coletiva”, elogia.

Com investimentos em projetos sociais em todos os Estados em que atua, a Agro Amazônia foi representada no segundo encontro do MT PAR Social pelo analista de comunicação, Bernardo Freire. Em Cuiabá, a empresa apoia creches, escolas e a prática esportiva, como, por exemplo, a Associação Centro América de Karatê Shotokan. Também ajuda clientes com fazendas envolvendo muitas famílias a implementar projetos nas comunidades rurais.

A expectativa do representante da Agro Amazônia é de que o MT PAR Social apresente projetos de credibilidade para a empresa investir. “Seria importante o MT PAR Social propor para a gente projetos com retorno, que possam ter continuidade. Queremos que o patrocínio chegue a quem realmente precisa ser beneficiado”, enfatizou Bernardo.

A inauguração do Escritório de Parcerias Sociais está prevista para 30 de novembro. A iniciativa surgiu a partir de uma determinação do governador Pedro Taques. “Não existe interesse público, não existe interesse privado, existe interesse social!”, defende.





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