Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 27 de Setembro de 2017 às 21:08
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá avança na Saúde. Atendendo a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro de melhorar a estrutura das unidades da capital e humanizar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde adquiriu 20 novos eletrocardiógrafos. Outros cinco estão em processo de aquisição, além de novos equipamentos e mobiliário.

Nesta quarta-feira (27), 120 profissionais de Saúde das unidades de Atenção Primária e Secundária, divididos em duas turmas, pela manhã e à tarde, vão passar por treinamento operacional, ministrado por um técnico da empresa fornecedora. Os treinamentos estão sendo realizados no auditório da SMS.

A diretora técnica da Atenção Primária, Larissa Kchimel, participou da abertura do treinamento. Ela disse que a atenção básica está passando por um processo de transformação. “Temos um projeto de expansão de equipes de Saúde da Família, a fim de melhorarmos os nossos índices de cobertura, mas também trabalhamos no sentido de trazer melhorias físicas e de estrutura para as unidades”.

Além das obras de reforma, ampliação e construção, em andamento em 34 unidades básicas, a atual gestão está adquirindo móveis e equipamentos para estruturar as unidades. A ideia é estar cada vez mais próximo da comunidade, oferecendo um serviço de qualidade.

Nessa perspectiva, a SMS de Cuiabá adquiriu 60 novas câmaras frias para o acondicionamento de vacinas, 47 nebulizadores, equipamentos já instalados em várias unidades, além de longarinas, poltronas fixas e giratórias, bebedouros e outros móveis, todos em fase de entrega.

“Melhorando a estrutura estaremos ampliando a oferta de serviços nas unidades básicas, e consequentemente, melhorando o atendimento em razão de um diagnostico qualificado, o que torna esse processo mais resolutivo pois proporciona aos médicos mais segurança na conduta a ser tomada junto ao paciente”, destacou a diretora.

Larissa Kchimel ressaltou ainda o impacto positivo dessas medidas junto à população usuária do sistema publico de saúde. “Com essas medidas, estamos trazendo uma melhor condição de atendimento à população evitando por exemplo, deslocamentos dos usuários para unidades mais distantes de suas residências, para fazer exame como o de eletrocardiograma”, salientou.

Segundo Larissa Kchimel, os aparelhos de eletrocardiograma começam a ser distribuídos ainda nesta semana, para unidades nas quatro Regionais, Norte, Sul, Leste e Oeste, facilitando o acesso da população a esse exame.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33029/visualizar/