Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 22 de Fevereiro de 2016 às 10:33
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Alunos da faculdade de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Cuiabá (Unic) optaram por um trote diferente do tradicional para o início do semestre de 2016. Os calouros de medicina participaram de um trote solidário, com doação de sangue para o MT Hemocentro.

O vice-presidente do Centro Acadêmico João Alberto Novis (Cajan), da Unic, Valdey e Oliveira, explica que o objetivo da iniciativa é estimular os alunos a participar de ações de caráter social, que proporcionem momentos de integração entre os novos alunos e os veteranos. “A nossa ação é de responsabilidade social e amor ao próximo. Para nós, a iniciativa é mais do que doar sangue. É um trote pela vida. O objetivo do projeto é beneficiar as pessoas que precisam ou possam vir a precisar da transfusão de sangue”, disse Valdey. A doação dos alunos da Unic ocorre entre 19 e 26 de fevereiro.

A acadêmica da UFMT, Camila Bicudo, explica que os alunos do curso participaram da ação nos dias 14 e 15 de janeiro. Ela ficou impressionada com a adesão dos colegas. “Promovemos o desafio e o mais legal é que foi bem aceito. Precisamos de iniciativas que estimulem o amor ao próximo”, disse. Ela acrescenta que no próximo semestre o trote solidário será realizado novamente.

A psicóloga do MT Hemocentro, Elione Figueiredo de Arruda, comenta que a iniciativa permite que os acadêmicos vivenciem uma nova realidade relacionada à atenção básica à saúde. A mudança do conceito do trote é de suma importância. “É gratificante ver o quanto os jovens estão preocupados em ajudar”, destacou.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem decide fazer a doação.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima e não remunerada. Todo o processo de doação é seguro, indolor e dura cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens devem respeitar um intervalo de 60 dias entre cada doação, enquanto que para as mulheres esse período é de 90 dias.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3310/visualizar/