Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 18 de Outubro de 2017 às 15:36
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom/MT/Mayke Toscano

A partir desta quinta-feira (19.10), a 10ª edição da Caravana da Transformação passa a oferecer os serviços de Cidadania, outro braço do programa de Governo. Os atendimentos vão funcionar nos dias 19 e 20 de outubro, das 8h às 16h, e no dia 21 de outubro, das 8h às 12h. A Caravana é realizada no Módulo Esportivo de Tangará da Serra.

Mais de 60 serviços serão oferecidos gratuitamente à população. Entre os mais procurados estão a emissão de documentos como identidade e CPF (1ª e 2ª vias), 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de reservista, Carteira do Idoso e Cartão SUS.

Complementar à confecção de documentos, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) leva ao evento os serviços de fotocópias, plastificação e emissão de fotos 3x4. Além disso, a secretaria fechou parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic) para oferecer atendimentos de massoterapia; com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que levará corte de cabelo e barba; e com o Instituto Hair Brasil, que oferecerá os serviços de corte de cabelo feminino e design de sobrancelha.

Para quem busca qualificação profissional, a ONG Voluntários da Alegria oferecerá o curso de penteado e tranças. Além disso, em parceria com o Sistema S, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência social (Setas-MT) estará fazendo no próprio evento inscrições para outros cursos profissionalizantes, assim como no caso da oficina de confecção de bonecas e chinelos.

Pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) é possível encontrar diversão com jogos de realidade virtual, oficinas de pilotagem de drones, oficina de “meu primeiro robô” e games. Em parceria com a Escola Técnica Estadual, os alunos dos cursos de enfermagem realizam os serviços de aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, tipagem sanguínea e glicemia capilar.

No estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) a população pode encontrar oficinas de física e química, com experimentos direcionadas principalmente ao público jovem e a prestação de serviços como solicitação da Carteira do Professor, informações sobre Educação de Jovens e Adultos, entre outros.

Na Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT) a diversão fica por conta de um espaço recreativo com jogos de tabuleiro, mesa de pebolim, dominó, oficina de estilingue e xadrez gigante.

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT) leva ao evento o Espaço do Servidor, com informações sobre holerite, Cédula C, Pasep, folha de pagamento e informações previdenciárias por meio do MT PREV, como aposentadoria, vida funcional, Certidão de Tempo de Contribuição, entre outros. Além disso, a Seges também fará a exposição “Mato Grosso em Documentos”, com acervo da Superintendência de Arquivo Público.

Outras exposições podem ser conferidas nos estandes do Corpo de Bombeiros, com equipamentos de salvamento e resgate, além da exposição de artefatos policiais. No estande da Empaer é possível encontrar produtos da agricultura familiar da região. No evento também terá a exposição de artesanato indígena e local.

O estande do Detran-MT oferecerá os serviços de emissão de taxas e guias, consultas e orientações sobre os processos de veículos e habilitações, emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), além das pessoas terem acesso ao simulador de direção veicular. Para as crianças, o órgão oferece atividades de desenho e pintura com a temática de educação no trânsito.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) realiza o Mutirão Fiscal para quitação de débitos com o Estado. Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) leva ao evento serviços como o Cadastur, que é cadastro de pessoas físicas e jurídicas do setor de turismo, informações sobre certificação e segurança de serviços e produtos, feita pelo IPEM, e a oferta de crédito por meio do Desenvolve MT.

Os serviços de Cidadania oferecidos pela Caravan





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33258/visualizar/