Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Domingo - 19 de Novembro de 2017 às 13:29
Por: Redação TA c/ Ascom PJC-MT

    Imprimir


PJC-MT

Um estudo estatístico solicitado pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, mostra que as ocorrências de violência doméstica contra a mulher estão pulverizadas em 265 bairros, na capital. Domingo, sábado e quarta-feira são os dias com maior incidência de registros, na faixa horária entre 18h e 23h59.

O relatório foi elaborado pelo Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Cuiabá, a pedido da Delegacia, que busca formatar novas atividades preventivas.

Foram analisadas 7.830 ocorrências, entre os meses de janeiro e setembro dos anos de 2016 e 2017. No ano de 2016, os registros se concentraram em 251 bairros. Já em 2017, as ocorrências apareceram em 265 bairros.

Nesse cenário, os bairros com maiores índices de registro são: Pedra 90, com 4% do total de ocorrências envolvendo violência doméstica, Dom Aquino, onde concentraram 3,38% dos registros, Centro Norte, com 2,08%, CPA III e Tijucal, com 2,05% de ocorrências registradas.

A delegada titular da DEDM de Cuiabá, Jozirlethe Magalhães Criveletto, salientou que a diferença em percentual quanto às incidências por bairros é muito pequena. “Neste moldes, verifica-se que entre os cinco primeiros lugares e os próximos quinze nesse ranking, a margem de diferença é de apenas 0,3 a 1,0% entre eles. Dessa forma encontram-se nesse rol alguns bairros, como: Santa Izabel, Boa Esperança, Altos da Serra, Jardim Vitória, Planalto e Doutor Fábio Leite", explicou à delegada

De janeiro a setembro de 2016, foram analisados 3.462 ocorrências, comparadas com 4.368 ocorrências registradas no mesmo período de 2017, constatando que houve um aumento de 26,17% do total de ocorrências.

No ano de 2016, o estudo demonstra que os dias da semana com maior incidência de violência doméstica foram o domingo, com 17,59% das ocorrências e o sábado em segunda posição, com 15,77% do total de registros. A faixa horária com maior número de crimes é das 18h00 às 23h59. O mês que obteve mais ocorrências nesse horário foi julho.

Em 2017, o levantamento revela que o maior número de registros de violência contra a mulher, em primeira posição, a semelhança de 2016, ocorreu no domingo, cerca 16, 55%. A faixa horária de maior incidência também foi das 18h00 às 23h59. O mês de junho apresentou a maior incidência de registros no horário. Na análise, chamou atenção o aparecimento da quarta-feira, na segunda posição, com o total de 14,45% do total de registro.

De acordo com a delegada, considerando o número elevado de bairros com registros de violência doméstica, sendo 265 somente em 2017, é facilmente notado que, em menor ou maior proporção, as ocorrências que envolvem esse tipo de violência estão pulverizadas.

"Os dados demonstram a importância de que o estado encontre meios eficazes de trabalhar a prevenção. O 11º Anuário de Segurança Pública divulgado recentemente ressaltando o crescimento nos registros de ocorrência relativos a estupro, bem como, de feminicídios em Mato Grosso, só reforçam essa importância", frisa.

Para a delegada, embora o fenômeno da violência doméstica seja complexo, políticas públicas voltadas à transformação de valores discriminatórios, da eliminação dos preconceitos, do respeito ao ser humano, são absolutamente necessárias para a mudança dos padrões sociais que conformam essa violência.

16 Dias de Ativismo

Bairros afetados com índices de violência doméstica foram escolhidos para receber o mutirão de atendimentos, durante os 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher. As ações integram trabalho desenvolvido pela Delegacia da Mulher de Cuiabá, em parceria com Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

A Delegacia Móvel da Mulher estará com equipe completa nos bairros: Pedra 90, dia 24/11 - quadra coberta da praça; Planalto, no dia 28/11 - Centro Referencial de Desenvolvimento Humano, Jardim Vitoria no dia 01/12 – Praça Cultura, e Dom Aquino, em 05/12 - na Praça Cultural.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33578/visualizar/