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SAÚDE
Terça - 16 de Janeiro de 2018 às 17:53
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

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Davi Valle

Diversas ações de impacto estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para oferecer humanização, resolutividade e transparência aos serviços ofertados pela Central de Regulação do Sistema Único de Saúde na Capital. Uma delas é a reestruturação da recepção da unidade que passa a contar com o auxílio de profissionais ‘acolhedores’ e de assistentes sociais.

De acordo com a coordenadora de Regulação, Lileine Lúcia da Silva no novo modelo o paciente que buscar informações pessoalmente na Central, encontrará profissionais treinados, capacitados e aptos a não apenas repassar as informações buscadas, mas também a acolhê-los e solucionar a demanda. Ela ressaltou que a metodologia de atendimento, foi uma exigência da Secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo para que a humanização instituída no plano de governo do Prefeito Emanuel Pinheiro seja implantada em todas as esferas da Saúde.

“Humanizar os atendimentos a quem depende da saúde pública da Capital é uma determinação do prefeito Emanuel. E a secretária Elizeth não poupa esforços para que isso aconteça em todas as áreas da saúde. Diante disso, deliberamos que os pacientes que vierem até a unidade buscar informações sobre consultas, exames e cirurgias irão receber um atendimento verdadeiramente humanizado e pensado para os mais variados pacientes, que vão desde processos simples a pacientes oncológicos e outros que apresentam grau de debilitação. Não vamos apenas atender essas pessoas, mas acolher, direcionar as demandas e fazer a devolutiva com o apoio de profissionais acolhedores e os assistentes sociais. Tudo isso, visando à transparência dos processos e o conforto do solicitante. Ninguém sairá da Central com a impressão de que não foi atendido como deveria”, explicou a coordenadora.

Os acolhedores também aproveitarão o atendimento para atualizar o Cadastro de Usuário no Sistema Único de Saúde, incluindo o máximo de contatos possíveis na ficha do paciente. Segundo a coordenadora, este simples gesto irá auxiliar a força-tarefa da equipe do call center, que está desde o início de janeiro levantando a demanda das 58.036 pessoas que aguardam por consultas especializadas e as 130.783 por exames, para a realização do 1ª Mutirão de Exames e Cirurgias, previsto para fevereiro. O contato com os pacientes também auxiliará no combate ao absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados) que atualmente está no índice de 62%.

“A secretária determinou reforço no call center, por isso a SMS nos encaminhou novos aparelhos de telefones com o intuito de alcançar o máximo de contatos possíveis. Os pacientes que a equipe não conseguir contatar terão seus nomes divulgados na mídia, solicitando que entrem em contato com a central para confirmar sua presença no mutirão ou atualização cadastral", disse.

"Não estamos apenas realizando ações para por fim à fila de espera. Estamos preparando uma nova fase da Central de Regulação que além de dar celeridade trará, sobre tudo, transparência e confiabilidade para quem busca atendimento na saúde pública da Capital", finalizou Elizeth Araújo, Secretária Municipal de Saúde.





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