Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sexta - 19 de Janeiro de 2018 às 16:14
Por: Redação TA c/ Politec- MT

    Imprimir


Politec- MT

Vinte e quatro kits biométricos para a captura digital de fotografia, impressões digitais e assinaturas, serão instalados nos postos de identificação e nas novas unidades de Ganha Tempo na capital e interior do Estado. Com a inovação implantada, a expectativa é ter um atendimento mais ágil e reduzir os prazos de entrega das carteiras de identidade.

A nova unidade do Ganha Tempo na região do CPA será contemplada com doze guichês de atendimentos, dobrando a capacidade de atendimento da Politec. Entre os serviços mais solicitados neste período, como Carteira de Identidade (RG), a expectativa é 400 atendimentos diariamente. O novo posto da Politec vai desafogar as unidades do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, em Cuiabá, e do Várzea Grande Shopping.

Devido ao processo de instalação dos kits biométricos no Sistema de Identificação Civil, a previsão é que o atendimento da Politec no Ganha Tempo do CPA tenha início no dia 29/01. No local, além da emissão da 1ª e 2ª via dos RG´s o cidadão também poderá obter a certidão de antecedentes criminais.

O Diretor Metropolitano de Identificação Técnica em exercício, Leonel Teodoro de Melo, estima a redução em até 10 dias no prazo de emissão dos RG´s no interior do Estado. “Isto significa que todas as informações serão transmitidas online para setor o processamento na sede da Politec, e os prontuários não serão mais enviadas por malote. A medida também trará economia na impressão de papeis, pois todo o procedimento será feito eletronicamente’’.

Outro impacto positivo com a mudança é a comodidade aos cidadãos, que não precisarão mais “sujar” os dedos com tinta para a coleta das impressões digitais, pois o procedimento será feito no leitor biométrico.

Para o coordenador de Identificação Civil da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Carlos Eduardo José da Silva, além de auxiliar na demanda de solicitações de Carteira de Identidade, o novo modelo do programa trará vantagens para a população. “Em específico neste atendimento o cidadão não precisará mais levar foto como antes. A foto será registrada no momento do atendimento e a coleta da impressão e assinatura serão digitais", acrescentou o coordenador.

Requisitos

Para a solicitação do documento de identidade é necessária a apresentação de certidão de nascimento ou casamento originais. A primeira via é gratuita e a para a emissão da 2ª via é cobrada a taxa de R$ 68,15, que pode ser obtida no Portal da Segurança.

Desde que o interessado solicite, o Documento de Identidade poderá conter os números do PIS/PASEP e o CPF, devendo o requerente apresentar documento que comprove a numeração durante o atendimento no Posto de Identificação.

Mais informações sobre a emissão do RG podem ser obtidas no site da Politec.

Novas unidades

O Governo do Estado por meio da Setas-MT atua para ampliar o alcance do programa Ganha Tempo no interior do estado. Conforme o cronograma de execução, a previsão é que mais duas unidades sejam lançadas ainda primeiro semestre e outras quatros unidades sejam entregues até o final do ano de 2018. Além de Cuiabá, as cidades polos que serão contempladas são Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Lucas do Rio Verde e Várzea Grande.

As novas unidades serão classificadas como grande médio e pequeno porte, atendendo a demanda da população local. Somente Cuiabá, pela quantidade populacional, receberá o selo de grande porte. Todas as unidades serão construídas em pontos estratégicos, para que sejam acessadas pelo maior número possível de moradores destes municípios e de localidades do entorno.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33996/visualizar/