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Domingo - 21 de Janeiro de 2018 às 10:49
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Em 2018, o Gabinete de Transparência e Combate à Corrução do Governo de Mato Grosso (GTCC) planeja disponibilizar novas bases de informações no Portal Transparência do Estado para oferecer ainda mais informação ao cidadão.

Segundo o secretário da Pasta, Carlos Corrêa, durante o ano de 2017 foram realizadas adequações no código de ética e de conduta visando a revitalização das comissões de ética e intensificou as ações do marco educativo, que impactou no comportamento dos servidores refletindo no baixo número de processos instaurados.

A conquista do selo “Pró Integro 2018” e se tornar destaque no Programa Nacional de Prevenção Primária por meio do projeto “Jovem Multiplicador” foram outros avanços do GTCC na parte de controle social durante o ano de 2017.

A melhoria no acesso à informação foi um dos resultados do trabalho do GTCC também no ano passado. Somente 2017, o Portal da Transparência de Mato Grosso registrou 724 mil visualizações.

Além disso, a página recebeu um incremento informacional de 230% na base de contratos fruto da força tarefa realizada entre o GTCC e a Secretaria de Estado de Gestão (Seges). O incremento, além de atender a Lei de Acesso à Informação (LAI), auxiliará também na formulação das políticas públicas e na programação orçamentária e financeira do Governo do Estado.

Mato Grosso está entre os estados mais transparentes da federação. Na avaliação nacional da transparência, o Estado saltou da nota 6,39 em 2014 para 9,58 no ano de 2016. A conquista colocou Mato Grosso entre os cinco estados mais transparentes no ranking nacional.

Anticorrupção

Outra ferramenta de combate a corrupção é o “Canal de Denúncia” criado a pouco mais de um ano no Estado. Durante este período a ferramenta conquistou a credibilidade da sociedade, recebendo denúncias até mesmo de outros estados.

Além da abrangência, o canal também conquistou a confiabilidade alindo a segurança, tratamento impessoal e célere realizado pelo GTCC. Em geral, o tempo médio de encaminhamento da denúncia e retorno ao denunciante e de três dias úteis.





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